Correio dos Campos

Cohapar e Prefeitura vistoriam obra do Programa Viver Mais Paraná

5 de outubro de 2021 às 09:34
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – O Prefeito, Dr. Marcio Matos, e demais representantes da Prefeitura, receberam nesta segunda-feira (04), a Superintendência da COHAPAR – Companhia de Habitação do Paraná, para a vistoria da obra de 40 unidades habitacionais do Programa Viver Mais (obra licitada, fiscalizada e acompanhada pela COHAPAR, tocada com recursos obtidos pelo Governo do Estado).

Estiveram presentes: o geólogo Fabio Ortigara – Superintendente de Obras da Cohapar, o Engenheiro Civil da Cohapar – Leonardo Antunes da Silva Neto, representantes da Construtora Tercasa e o Vereador Hamilton Machado, representando os moradores do Bairro São Silvestre.

Nos 40 imóveis estão sendo investidos R$ 3,8 milhões. Os modelos das residências variam entre 43 e 50 metros quadrados, com unidades de 47 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência.

“Parabenizo o município de Telêmaco Borba por estar fazendo parte do programa Casa Fácil Urbano e finalizo com o seguinte comentário: É o Governo do Estado/COHAPAR construindo em favor do Paraná”, disse Fabio Ortigara.

As moradias, seguem um mesmo padrão. São totalmente adaptadas para garantir o conforto e a segurança dos futuros moradores, por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. As unidades serão entregues com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias para os idosos iniciarem a mudança logo após o recebimento das chaves.

O complexo é fechado com muros e telas e conta com portão e guarita 24 horas. Os espaços comuns aos moradores contam com horta comunitária, estacionamento coletivo, academia ao ar livre, quiosques, área de jogos, bancos de repouso e um centro de convivência com biblioteca, cozinha com churrasqueira, dois banheiros, sala administrativa e espaço de atendimento médico.

A iniciativa do programa Viver Mais Paraná é organizada a partir de um aluguel social mensal de 15% do salário-mínimo, que equivale atualmente a R$ 165,00. Podem participar da seleção das unidades pessoas a partir de 60 anos, com renda de um a seis salários-mínimos e que não possuam casa própria.

As inscrições devem ser feitas pelo site cohapar.pr.gov.br/cadastro e possuem validade de dois anos. Aqueles que não forem atendidos na primeira fase continuarão na lista de espera do condomínio e também poderão ser contemplados dentro dos outros programas da Cohapar.

O prefeito se mostrou contente com a construção das residências. “Para nós esse investimento é muito importante, aqui será o Condomínio do Idoso, Vamos atender as demandas dos idosos do município garantindo uma moradia digna, com segurança e conforto, nossos idosos terão mais dignidade para morar pois ajudaram a construir e desenvolver a nossa cidade”, comentou Dr. Márcio.

Ainda, de acordo com Fábio Ortigara, durante esta semana, estão sendo vistoriadas 452 casas em 10 municípios pelo Programa Casa Fácil Urbano (Recursos Próprios + Viver Mais) e ainda 167 casas pelo Nossa Gente e pelo SUB 50 (Oferta Pública de Recursos) em outros 03 municípios. As visitas têm o objetivo de verificar o andamento das obras, vistoriar instalações, uso e suprimento de EPI’s, bebedouros, marmiteiros, gerenciamento de resíduos seguindo as normas de proteção ambiental e orientação aos responsáveis locais quando encontradas questões a serem resolvidas, bem como na assistência aos trabalhadores e às famílias que serão contempladas com as moradias. Serviu também para verificar a situação com as medidas de segurança no combate e prevenção à pandemia e com relação à segurança dos colaboradores, tanto quanto ao uso de EPIs e álcool gel e o descarte de resíduos da construção civil de maneira correta.