Correio dos Campos

Programa Cidade Inova – Aceleradora de Startups é inaugurado em Telêmaco Borba

23 de setembro de 2021 às 10:05
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – A Administração Municipal inaugurou nesta quarta-feira (22), no Distrito do Aeroporto, as instalações e o início oficial do Programa Cidade Inova – Aceleradora de Startups.

O prefeito Dr. Marcio Matos destacou que o espaço anteriormente era utilizado como um depósito e agora se torna um local para fomentar o empreendedorismo. “Tenho orgulho de ver que nossa cidade está se transformando e eu me orgulho disso e da nossa equipe que está à frente deste trabalho. Temos que pensar em Telêmaco Borba como uma cidade grande, que cresce e se desenvolve a cada dia. Muito em breve estaremos com 100 mil habitantes e é preciso de toda uma infraestrutura para este progresso”, atestou.

Para o vereador professor Klecius Silva, que representou à Câmara Municipal, o Cidade Inova é um espaço que vem ao encontro dos anseios de empreendedores. “O ser humano é inovador, e a evolução não para. Este lugar vem justamente para isso. Que as ideias possam resultar em projetos concretos que promovam empregos, conquistas e que elevem cada vez mais o nome da nossa cidade”.

Mário Calzavara, consultor de inovação especialista em open innovation e aceleração de startups – Sistema FIEP – Curitiba, explica que a aceleração de startups.

O Sistema FIEP, por meio do Senai, tem uma séria de consultorias de serviços de tecnologia e inovação que foram terceirizadas com prefeituras, indústrias, universidades, com o objetivo de promover o empreendedorismo inovador.

Startup são empresas jovens de base tecnológica que promove atividades inovadoras, sejam elas de serviço, comércio, indústria, etc.

“É muito difícil ser empreendedor no Brasil. Por isso, essa parceria entre a prefeitura e o sistema FIEP busca dar suporte a esses empreendedores. Temos duas modalidades de apoio, a residente, com salas, infraestrutura de internet, e outra não residente, com suporte de consultoria, mas sem estar instalado aqui, orientando sobre questões de mercado, finanças, e tecnologia”, afirma Mário.

Participaram do evento, os secretários municipais, Elson Ferreira (Indústria), Dr. Rubens Benck (Gabinete) e Izomar Pucci (Administração). Os vereadores Toninho Flenick, Marquinho Almeida e Side Siqueira.

Presentes os representantes da Fateb, professora Flávia Flores, da Acitel, Ardson Léllis, do IFPR, Lucas de Souza.

Cidade Inova

O programa Cidade Inova teve seu início em novembro de 2019, tendo como objetivo dar suporte a pequenas empresas que tenham potencial de crescimento em curto espaço de tempo.

Desta forma o município contratou o serviço de consultoria da FIEP- federação das indústrias do estado do paraná, para sua implantação.

Até o momento foram realizados os preparativos para que pudessem hospedar empresas na aceleradora.

São parceiros do programa a Fateb – Faculdade de Telêmaco Borba, ACITEL – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba e o IFPR – Instituto Federal do Paraná.

Os startups que irão iniciar a aceleração: Benck Farma (Dra. Chyntia Benck e Conte Smart (Felipe Conte).

A startup que irá participar da próxima banca: Colmeia Conexões.

A equipe do Cidade Inova é composta por Mário Calzavara – consultor de inovação especialista em open innovation e aceleração de startups – Sistema FIEP – Curitiba, Josemir Zanetti, coordenador de Divisão de Desenvolvimento Econômico do município e Amanda Gonçalves de Andrade – bolsista na aceleração de startups.