Correio dos Campos

Sete novos diáconos são ordenados em Telêmaco Borba

Celebração aconteceu no último final de semana
15 de junho de 2021 às 18:12
Dom Sergio e o rito de ordenação deu novos sete diáconos permanentes à Igreja. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As ordenações dos 48 novos diáconos da Diocese de Ponta Grossa estão acontecendo aos poucos, à medida que as restrições impostas pela pandemia do Covid 19 permitem. Em 2020, ocorreram duas celebrações – em Ponta Grossa e Castro – quando foram ordenados cinco diáconos. Este ano, as ordenações foram retomadas em março e, neste final de semana, uma celebração presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Telêmaco Borba, ordenou diáconos permanentes da Igreja Sebastião Ribas dos Santos, Vanderlei Aparecido da Silva, José Sudacingui do Nascimento, Aguinaldo Costa Ferreira, Pedro Fukuda da Silva, Luiz José da Costa e Valdir Marcelino.

Os ordenados são três da Paróquia Nossa Senhora de Fátima –Vanderlei, Luiz José e José – e quatro da Paróquia São Pedro e São Paulo – Aguinaldo, Pedro, Sebastião e Valdir. A coordenação da Escola Diaconal Santo Estevão pretendia, inicialmente, realizar todas as celebrações de ordenação de março a outubro de 2020. O advento da pandemia, no entanto, obrigou a suspensão do calendário, logo depois das duas primeiras cerimônias, dias 7 e 19 de março. As ordenações em Telêmaco Borba estavam previstas, inicialmente, para 22 de março de 2020. Precisaram ser adiadas. Foram, então, remarcadas para o dia 28 de fevereiro deste ano, mas, o agravamento da doença no município novamente forçou o seu adiamento.

Neste final de semana, a ordenação foi concelebrada pelos párocos da Nossa Senhora de Fátima, padre Primo Aparecido Hipólito, e da São Pedro e São Paulo, Silvio Mocelim, na presença de familiares e amigos dos ordenados, diáconos permanentes e seminaristas, obedecendo-se a lotação de 30% da capacidade total da igreja. “Estava esperando ansioso essa ordenação que nós estamos vivendo em meio a uma pandemia, cheio de dúvidas, mas é algo que queria muito e eu sei exatamente qual é o meu compromisso. Não é para a minha vida pessoal, não é para promoção pessoal, muito pelo contrário, é para servir de uma maneira diferente e eu quero estar à disposição desse Cristo”, destaca o neo-diácono Sebastião dos Santos.

Este ano, dia 19 de março foram ordenados, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, dos padres de Sion, em Castro, Manoel Carlos Zeferino dos Santos, Rubens Antônio de Souza e Emanuel Fidélis do Nascimento. No dia 25 de abril, na Paróquia São Jorge, José Jair Alves Mendes e Mário Cesar Cequinel. Em 1º de maio, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Jeferson André Correa. Dia 2 de maio, na Nossa Senhora de Medianeira de Todas as Graças, Anderson Luis Schulmeister, José Arnaldo Lefler e Luiz Paiva. No dia 8 de maio, na Paróquia São Pedro, Antônio Alberto Borges, João Kosciurestko e Giovane Ostachevski. No dia 15, na Paróquia Menino Deus, em Guamiranga, Félix Eudes Moleta, Nelson Filla e Cleverson Marcondes (Paróquia Cristo Rei/Ivaí). No dia 30, em Piraí do Sul, Paróquia Menino Deus, Vanderlei Staron. Em 2 de junho, na Paróquia Menino Jesus, em Reserva, Adailton Pereira da Costa e José Adenilson Sedor. E dia 12, Paróquia São Miguel, em Irati, Denilson José da Cruz, Gabriel de Magalhães Miranda e Hilário Lewandowki.

A próxima celebração de ordenação diaconal acontecerá dia 20, na Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ponta Grossa. Luciano Bricailo será ordenado diácono permanente sozinho, ao contrário do que estava inicialmente previsto. A celebração ordenaria também Onival José de Morais, falecido este ano. Ainda faleceu em 2021 o candidato da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Ponta Grossa, Odair Lemes, que seria ordenado em maio. Serão, ao todo, 17 celebrações, em dez cidades, reunindo representantes de 19 paróquias.