Correio dos Campos

Comitês e intenso planejamento apoiam a Parada Geral da Unidade Monte Alegre

Com planos de contingência em vigor, atenção permanente e guarda alta, a Parada Geral da fábrica de Telêmaco Borba reúne equipes experientes para sua execução
9 de fevereiro de 2021 às 12:27
(Foto: Divulgação/Klabin)

COM ASSESSORIAS – A Klabin realizará a Parada Geral da Unidade Monte Alegre a partir do dia 22 de fevereiro. A ação é necessária para garantir a segurança dos colaboradores na operação fabril e cumprir as Normas Regulamentadoras (NRs) obrigatórias do setor dentro dos prazos determinados pela legislação.

Assim como realizado ao longo de 2020, para essa Parada Geral (PG), a empresa permanece com rígidos protocolos de saúde e de segurança para prevenir e combater a disseminação do Coronavírus. Os comitês médicos e de monitoramento continuam em pleno funcionamento, bem como o alinhamento com os órgãos de saúde e a comunicação contínua com todos os colaboradores. Em conjunto com as empresas fornecedoras da PG, a Klabin está reforçando as orientações de saúde e de segurança com todos os colaboradores envolvidos na ação, chamando a atenção para a responsabilidade individual no atendimento aos protocolos e o cuidado compartilhado.

TESTAGENS – Todos os profissionais que vão trabalhar na Parada Geral farão testes para a detecção da COVID-19, do tipo antígeno nasal, em suas respectivas cidades de origem, antes de viajarem para Telêmaco Borba, ou de iniciarem as atividades, no caso dos moradores locais. O antígeno nasal é um teste conhecido pela sua alta assertividade e detecção precoce do vírus, além da facilidade para aplicação e a agilidade na mensuração dos resultados. Na chegada, será realizado um novo teste; qualquer alteração no resultado ou no exame clínico que será feito pela equipe médica, o profissional será direcionado para isolamento em uma estrutura independente e realizará mais um teste, do tipo PCR, para a COVID-19.

TRIAGEM E AVALIAÇÃO DE SINTOMAS – Além dos testes, a Klabin mantém a recomendação de uma rigorosa avaliação dos sintomas antes da viagem e na chegada à cidade, com inclusão das informações no sistema online de gestão da Klabin. Para que possam entrar na Unidade Monte Alegre, os colaboradores passarão por uma triagem nos ambulatórios médicos localizados nas portarias da fábrica, onde será realizado o controle de temperatura, avaliação de sinais e deverão responder aos questionários de saúde e de segurança.

Os profissionais ficarão em estabelecimentos de hospedagem vistoriados pela Klabin constantemente, comprometidos a seguir as medidas de saúde e de segurança definidas pela empresa e pelos órgãos de saúde pública. As medidas de proteção abrangem o uso obrigatório de máscaras para acessar as áreas e a disponibilização de álcool em gel pelo local; organizar um plano de higienização diária das instalações e dos quartos com maior frequência; sistema para controle da quantidade adequada de pessoas na recepção e nas áreas comuns para evitar aglomerações; entrega da alimentação nos quartos e manter o distanciamento das mesas no espaço do restaurante e com ventilação do ambiente. A Klabin também reservou um local de hospedagem específico para o isolamento dos casos suspeitos de infecção e dos confirmados.

Durante a Parada Geral, a Unidade Monte Alegre continuará utilizando o sistema automático para a medição de temperatura na portaria da fábrica. O equipamento utiliza sensores que medem a temperatura de maneira automática, rápida e confiável, evitando a formação de filas e a possível aproximação involuntária entre os profissionais. A empresa também seguirá adotando o trabalho remoto para as áreas administrativas e os grupos de riscos continuam afastados.

A Klabin criou uma estrutura separada que será dedicada para a alimentação dos colaboradores da Parada Geral, enquanto as equipes de trabalho da própria Unidade seguem utilizando o restaurante convencional. A empresa planejou escalas para a alimentação, com ciclos e horários diferentes, o que reduzirá significativamente a circulação de pessoas nos espaços ao mesmo tempo e os deslocamentos conjuntos.