Correio dos Campos

Parada Geral da Unidade Puma chega à reta final

Manutenções da fábrica de Ortigueira se encerram no dia (16) e comunidade poderá perceber odores e ruídos durante reinício dos equipamentos
12 de julho de 2019 às 14:24

COM ASSESSORIAS – A partir de amanhã, sexta-feira (12/07), a Unidade Puma da Klabin, em Ortigueira, inicia os processos de retorno da sua operação, que está em Parada Geral desde o dia 1º de julho. Nesta data, alguns equipamentos voltam a funcionar e, por isso, variações de odor e ruídos poderão ser percebidas pela comunidade. A companhia ressalta que todas as normas de segurança e meio ambiente são aplicadas na condução das manutenções e no retorno da fábrica.

Os testes com os procedimentos de sopragem, que consistem na limpeza de linhas e tubulações para garantir a integridade dos equipamentos no retorno da operação da fábrica, serão feitos entre os dias 12 e 16 de julho. Durante este período, ruídos poderão ser ouvidos nas proximidades da fábrica.

A Parada Geral, que será finalizada terça-feira (16), é um procedimento anual obrigatório, previsto na NR13 (Norma Regulamentadora) para empresas que trabalham com equipamentos chamados de vasos de pressão, como caldeiras e digestores. Nestes dias, a produção de celulose é interrompida para a realização de manutenções que visam garantir a qualidade e a segurança do processo produtivo.

Durante os 16 dias, mais de 6 mil ordens de serviço serão executadas.