Correio dos Campos

Klabin e prefeitura de Telêmaco Borba iniciam nova metodologia de coleta de lixo

Ação que começou hoje, no bairro Jardim Bandeirantes, vai distribuir mais de 500 embalagens retornáveis para os moradores colaborarem com a coleta seletiva na cidade
25 de maio de 2019 às 16:59
(Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – Moradores do bairro Jardim Bandeirantes, de Telêmaco Borba, começaram a receber na manhã deste sábado (25), em suas casas, uma embalagem retornável para a separação e o descarte correto do lixo. A ação, que integra o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, também incluiu informações de educação ambiental para tirar dúvidas e explicar para cada morador como funcionará a nova forma de coleta desses materiais na cidade. Essa metodologia vai iniciar nesta região da cidade e será levada, aos poucos, para os demais bairros.

Equipes compostas por voluntários da Klabin, Prefeitura de Telêmaco Borba, Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba, Grupo de Escoteiros Monte Alegre, professores do Centro Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles e alunos do quarto e quinto ano da Escola Municipal Euclides Marcolla visitaram as famílias, entregando um material informativo junto com a embalagem retornável.

A partir da próxima semana, os moradores do Jardim Bandeirantes deverão guardar os resíduos sólidos recicláveis na sacola fornecida pelo projeto e, na quinta-feira (30), a partir das 7h, o caminhão da coleta seletiva passará em todas as ruas. O material será despejado no caminhão e a embalagem devolvida ao morador. Toda semana, no mesmo dia, o resíduo reciclável será coletado.

“A sacola tem o objetivo de diferenciar o lixo seco que é reciclável, do lixo úmido ou rejeito. Essa metodologia é aplicada em muitas cidades do país e propicia uma coleta mais eficiente dos resíduos, trazendo benefícios ao meio ambiente e para as comunidades”, comentou Henrique Luvison Gomes da Silva, coordenador de Sustentabilidade Meio Ambiente da Klabin.

As embalagens retornáveis têm capacidade para 200 litros e também são sustentáveis: foram confeccionadas com lonas que seriam descartadas. Nela podem ser colocados materiais recicláveis, como garrafas plásticas, latas, jornais, folhas de papel entre outros.