Correio dos Campos

Klabin Semeando Educação beneficiará 11 mil estudantes da rede municipal de ensino

Projeto será desenvolvido em 65 escolas de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú
9 de maio de 2019 às 15:01

COM ASSESSORIAS – O projeto Klabin Semeando Educação, que fortalece a gestão das escolas públicas estaduais e conseguiu evolução média de 23% no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas estaduais de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú, retoma as atividades a partir deste mês, com foco na rede municipal de ensino. Ao todo serão impactados, aproximadamente, 11 mil alunos e mil professores, de 65 escolas das áreas urbana e rural.

A iniciativa será desenvolvida pela Klabin com o apoio da consultoria Interação Urbana. Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, o projeto contemplará os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que atendem crianças de 0 a três anos, a Educação Infantil (estudantes entre quatro e cinco anos) e o Ensino Fundamental, para estudantes entre seis e 10 anos.

O Semeando Educação trabalha na melhoria da gestão dos recursos públicos destinados à educação, com ênfase em resultados, e buscando o equilíbrio entre gestão escolar, infraestrutura, recursos e práticas pedagógicas. Estão previstas diversas capacitações dos profissionais da área.

“Esse projeto reforça o compromisso da Klabin, descrito em sua Política de Sustentabilidade, de investir em educação e no desenvolvimento regional”, afirma o gerente de Relações com a Comunidade, Meio Ambiente e Certificação Florestal da Klabin, Uilson Paiva. “A expectativa é avançar na aprendizagem, com envolvimento da comunidade escolar, para impactar positivamente os indicadores que mensuram a qualidade da educação básica na região.”

Quem participou da primeira edição do Semeando Educação, focado nas escolas estaduais, atesta que os resultados foram muito positivos. “Nossa expectativa é que o mesmo aconteça com a educação municipal, que isso possa trazer benefícios à comunidade”, diz a professora Kitty Giseli Endo, de Telêmaco Borba. A secretária Municipal de Educação de Imbaú, Rita de Cássia Alinski Purger, vê nas capacitações dos professores uma oportunidade de transformar o preparo dos alunos. “Professores valorizados e motivados desenvolvem melhor o trabalho e para nossos alunos será importante que eles ampliem a visão de mundo e compreendam, desde as fases iniciais, que fazem parte de algo maior e têm horizontes a buscar”.