Correio dos Campos

Klabin atende mais duas cidades com o projeto Crescer Lendo

São Jerônimo da Serra e Ventania foram contempladas com Cantinhos de Leitura que atenderão, ao todo, cerca de 600 crianças
22 de dezembro de 2018 às 11:49
(Divulgação/Klabin)

COM ASSESSORIAS – Na última semana, a Klabin inaugurou mais seis Cantinhos de Leitura, por meio do Projeto Crescer Lendo. Dessa vez, os municípios paranaenses de São Jerônimo da Serra e Ventania foram contemplados e receberam aproximadamente 900 livros premiados e recomendados pelo Ministério da Educação.

Em parceria com a ONG United Way Brasil e o Instituto Avisa Lá, foram entregues Cantinhos na CMEI Criança Feliz, CMEI Menino Jesus, CMEI Raio de Sol e também CMEI Cia Do Saber, em Ventania. Já em São Jerônimo da Serra, a Escola Municipal do Campo São Judas Tadeu e a CMEI Bruno e Eva receberam o espaço. A expectativa é de impactar cerca de 600 alunos nas duas cidades.

Cada escola recebeu um cantinho com títulos que trazem divertidas histórias e fábulas, falam de artes, diferentes culturas e poesia. Além de serem premiados, os livros são indicados pelo Ministério da Educação para a primeira infância.

O projeto contemplou, ainda, a formação de educadores e profissionais da rede municipal de ensino infantil, com didáticas para cativar a atenção das crianças, dicas para auxiliar a praticidade e a criação dos cantinhos pelos educadores, reforçando a importância de um espaço lúdico e acolhedor que favoreça a concentração e a convivência. Além disso, durante o evento de entrega dos cantinhos de leitura, foi realizado um workshop de contação de histórias voltado aos pais.

O projeto Crescer Lendo busca incentivar o hábito da leitura para crianças de zero a seis anos por meio da aproximação e uso dos livros infantis. Os Cantinhos de Leitura são inteiramente decorados e adaptados para os alunos, com o objetivo de despertar a imaginação e a criatividade e auxiliar no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Desde 2015, a Klabin já ampliou o Crescer Lendo para dez municípios do Paraná: Curiúva, Reserva, Ortigueira, Imbaú, Sapopema, Rio Branco do Ivaí, Cândido de Abreu, Rio Negro e, mais recentemente, São Jerônimo da Serra e Ventania, formando profissionais da rede de ensino e beneficiando mais de 1500 crianças.

O projeto Crescer Lendo já percorreu 26 municípios, de sete Estados onde a Klabin mantém suas operações. Até agora, mais de 10 mil crianças foram beneficiadas pela iniciativa, cerca de 18 mil livros foram doados e mais de 630 profissionais da rede infantil foram capacitados.