Correio dos Campos

Colaborador da Klabin vence Campeonato Sul-americano de Operadores de Forwarder

Operador ganhou com vantagem de 1 minuto e meio do segundo colocado.
19 de abril de 2018 às 12:42
O operador Rodrigo Lemes da Silva e o coordenador de colheita florestal da Klabin Luiz Carlos Garsztka comemoram o prêmio. Foto: Divulgação/Klabin

COM ASSESSORIAS – Em uma disputa que mistura precisão, agilidade e segurança em operações florestais, o colaborador da Klabin Rodrigo Lemes da Silva deixou sua marca como o melhor da América do Sul. Realizado de 11 a 13 de abril em Santa Rita de Passa Quatro (SP), durante a Expoforest 2018, o 1º Campeonato Sul-Americano de Forwarder reuniu 12 participantes das mais importantes empresas do setor Florestal.

Na competição são realizadas atividades de agilidade e precisão com o forwarder, um tipo de trator com braços articulados para coletar e transportar toras curtas de madeira. O vencedor é aquele que executa todas as ações no menor tempo, observando a qualidade e a segurança da operação.

Natural de Wenceslau Braz (PR), Rodrigo Lemes opera esse tipo de equipamento há 10 anos e está na Klabin desde 2015. Ele concluiu a prova com a vantagem de um minuto e meio à frente do segundo colocado. O desempenho foi semelhante à marca do campeão mundial da categoria. “Com uma competição dessas você começa a se observar mais na operação e vê pontos para ir melhorando. Quanto mais a gente acerta, mais cresce a felicidade interna de fazer bem feito”, comemorou Lemes.

Com a vitória, o colaborador recebeu um convite para conhecer a fábrica da Ponsse na Finlândia, uma das mais importantes empresas de produção, venda e manutenção de máquinas florestais.

A Klabin enviou dois representantes para a competição: além de Lemes, o operador Marcos Antonio Francisco também competiu e chegou às quartas de final. Os colaboradores foram escolhidos em uma seletiva interna que reuniu operadores de forwarder da companhia no Paraná e em Santa Catarina. Eles foram avaliados pelos gestores em uma prova semelhante à realizada no campeonato oficial.

“Essa conquista é motivo de muito orgulho para a Klabin. O desempenho dos colaboradores durante a seleção e a vitória na competição demonstram a qualidade dos profissionais da companhia e atestam nossa preocupação com o seu desenvolvimento”, afirmou o Diretor Florestal da Klabin, José Totti.

Além da competição, a Klabin marcou presença na Expoforest 2018 com uma comitiva de 90 colaboradores. “O setor florestal avança cada vez mais em tecnologia e automação. Por isso estamos nesses eventos, nos atualizando e trazendo as novidades para o nosso dia a dia”, completou Totti.