Correio dos Campos

Telelemacoborbenses contribuem com artigo para o conjunto de livros “Inovações Educativas e Ensino Virtual da UEPG”

27 de março de 2018 às 16:09

IMPRENSA/Telêmaco Borba – Telemacoborbenses contribuem com artigo no conjunto dos livros “Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas, práticas compartilhadas” e “Práticas Exitosas”, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), campus de Uvaranas, lançamento ocorrido no dia 22 de março.

Tratam-se da coordenadora do Polo Universitário de Telêmaco Borba, professora Edna Ferreira da Silva e as tutoras Rosangela Gioia Siqueira e Renilze de Fatima da Rocha, autoras do artigo denominado “Desafios e possibilidades na gestão do Polo de Apoio Presencial”.

O evento aconteceu no prédio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), e é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) com produção da Editora Estúdio Texto.

A secretária de Educação de Telêmaco Borba, professora Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro prestigiou o lançamento do livro.

Em sua 5ª. Edição, o livro (em alusão ao prêmio) “Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas, práticas compartilhadas” apresenta relatos de experiências e práticas inovadoras relevantes em educação aberta e a distância desenvolvidas por profissionais da área. A publicação é organizada por Eliane de Fátima Rauski, Fernanda Bassani e Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos.

“Disseminar experiências relevantes que destacam o uso da tecnologia na educação e a gestão do conhecimento, através de resultados do saber-fazer- acontecer na educação como um círculo do conhecimento, é uma forma de potencializar o ensino e estratégias didáticas”, salienta Eliane de Fátima Rauski, diretora geral do NUTEAD. O livro está disponível em versão impressa e e-book.

Os estudos, que compõem o livro “Práticas Exitosas”, tratam de atividades pedagógicas e experiências bem-sucedidas de docentes da UEPG em alguns cursos, nas modalidades presencial e a distância. Miguel Archanjo de Freitas Júnior, pró-reitor de Graduação e organizador da obra, destaca que “tem o privilégio de ouvir diariamente dezenas de relatos de atividades que são desenvolvidas em sala de aula e, em parceria com o NUTEAD, veio a percepção de que era necessário socializar com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, as experiências pedagógicas desenvolvidas pelos nossos docentes”. O livro é o primeiro volume da coleção de “Práticas Exitosas dos Cursos de Graduação da UEPG”.