Correio dos Campos

Copa Cidade de Futebol 2018 está com inscrições abertas e homenageará Carlinhos Merhy

Copa Cidade de Futebol 2018 está com inscrições abertas e homenageará Carlinhos Merhy.
19 de fevereiro de 2018 às 15:40

IMPRENSA/Telêmaco Borba – Encontram-se abertas, desde o dia 13 de fevereiro, até o dia 02 de março, as inscrições para Copa Cidade de Futebol 2018.

O evento organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER), estará homenageando o ex-vereador, comunicador e atleta Carlos Alberto Merhy, falecido em 2017.

O prefeito Dr. Marcio Matos e o secretário de Cultura e Esportes, Carlos Roberto Ramos, declararam que a homenagem a Merhy é justa, por tudo que fez pelo Município como legislador, profissional e no esporte.

A Copa será dividida nas categorias Livre, com a Divisão Ouro (composta pelos 10 primeiros colocados do ano de 2017) e a Divisão Prata (24 vagas) e a categoria Veterano (10 vagas).

De acordo com o professor Rogério de Moura Jorge, chefe de Seção de Aprendizado Esportivo e coordenador da competição, Chave Ouro será disputado pelas oito equipes que passaram de fase e mais dois melhores ranqueados que não passaram para as quartas de final na competição do ano passado. Joia, Lacemberg, São Félix, São Silvestre, União Bandeirantes, Braslumber, CEVE e Sion os oito do ano passado mais as equipes do Cosmos e Panificadora Duthony. Estes deverão confirmar suas participações.

Os interessados em inscrever suas equipes devem procurar a Divisão de Esportes, anexo ao Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

O gramado do Estádio Municipal Péricles Pacheco da Silva (Minicentro) está passando por uma reforma e será liberado para a estreia da Copa Cidade.

Sobre o homenageado, Carlinho Merhy – Carlinhos, ou seu Carlinhos como era carinhosamente chamado, escreveu importantes capítulos na história da cidade. Como forma de reconhecimento recebeu o título de cidadão Honorário de Telêmaco Borba.

Nascido no dia 09 de janeiro de 1938 em Araucária no Paraná, veio ainda jovem para Telêmaco Borba, cidade que o acolheu e adotou como filho.

Atuou durante muitos anos até a sua aposentadoria na ORMASA – Organização Monte Alegrense de Saúde em Harmonia.

Atuou como vereador na comarca por 20 anos, vindo a presidir a Câmara de Vereadores por três oportunidades.

A sua postura ética e transparente, de conduta ilibada marcaram de forma contundente as suas gestões.

Em um dos momentos mais delicados da trajetória política na cidade que culminou com afastamento de vereadores por irregularidades, Merhy assumiu a presidência e com a experiência administrativa resgatou a credibilidade do Poder Legislativo, o qual tinha sido manchete negativa em noticiários em todo o país.

Naquela oportunidade consolidou uma nobre tarefa de economizar recursos da Câmara e destiná-los ao Poder Executivo para que houvesse investimentos em saúde, como compra de ambulâncias e outras ações que beneficiassem de modo geral a comunidade.

Sua última participação na vida política foi no ano de 2012 quando saiu candidato a vice-prefeito na chapa com o Dr. Marcio Matos.

No rádio, outra paixão de Carlos Alberto, sentia-se muito à vontade, em apresentar aos sábados pela manhã, na extinta Rádio Sociedade Monte Alegre, o programa que levava o seu nome.

Era líder em audiência, com inúmeras participações ao vivo dos ouvintes pelo telefone. Fazia perguntas de conhecimentos gerais muitas vezes relacionadas a própria história da cidade, do estado ou do país.

Habilidoso com as palavras, dono de convicta oratória Carlinhos compôs a equipe Dinâmica de Esportes, que tinha na direção e narração do saudoso Jair Neves e de José Carlos Gonçalves (Macka), também de saudosa memória.

Cobriu importantes eventos esportivos, inclusive um jogo internacional com a Seleção Brasileira.

Como ele próprio dizia, “é com grande alegria, muito orgulho empunhar os microfones da Rádio Sociedade Monte Alegre, emissora sempre presentes nos grandes acontecimentos esportivos”.

Carlinhos sempre gostou do esporte, sagrou-se campeão amador pelo Clube Atlético Monte Alegre no início dos anos 60.

Comentou o título do TEC – Telêmaco Borba Esporte Clube no ano de 1999 e de jogos memoráveis realizados pelo Mixto Bordô.