Correio dos Campos

Combate ao mosquito da dengue é intensificado em Telêmaco Borba

21 de novembro de 2017 às 11:37

IMPRENSA/Telêmaco Borba  –  “Todos no combate. Xô Aedes” está intensificando o combate ao mosquito da dengue em Telêmaco Borba. As ações começaram no sábado (18) com o Dia D de Combate ao Mosquito da Dengue realizado no período da manhã com panfletagem nos bairros e no centro e a tarde com diversas atividades na Praça Horácio Klabin.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficaram abertas durante todo o dia com atividades de conscientização e panfletagem para dar suporte ao Mutirão de Mobilização Social de Combate ao Aedes Aegyti.

Foram mais de 600 pessoas, entre servidores da SMS e voluntários da comunidade, que percorreram as ruas dos bairros e do centro realizando panfletagem com orientação sobre o combate ao mosquito. Foram entregues sacos de lixo para resíduos que acumulam água.

No período da tarde a programação especial na Praça Horácio Klabin teve atividades lúdicas e educativas. Algodão doce e pipoca foram distribuídos para a comunidade.

A coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde, Kátia Cristiane de Almeida Alves, avaliou o Dia D como um sucesso. “Apesar da chuva, principalmente no período da tarde, que não permitiu que todas as atividades programadas fossem realizadas, conseguimos atingir nossos objetivos, mostrando que o trabalho de combate ao Aedes é um papel do serviço público e da comunidade”, disse Kátia enfatizando, que com a união somos capazes de mobilizar e combater.

A coordenadora reforçou que o Dia D foi o pontapé inicial para as ações de coleta do Mutirão de Limpeza que começou na segunda-feira (20) e segue até o dia 7 de dezembro (conforme agenda abaixo). Todos os materiais que podem servir de criadouro para o Aedes Aegypti devem ser recolhidos dos quintais pelos moradores.

A equipe da Vigilância Sanitária avisa que entulhos de construção, galhos, fogões, geladeiras e móveis em geral não serão coletados. O lixo retirado das residências deve ser colocado em frente as residências no dia anterior a passagem da coleta. Outro alerta para a população é com o vidro que será descartado, ele deve ser separado para evitar acidentes.

Parceiros

Klabin, Fateb, Colégio Wollf Klabin, Sesi/Senai, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Desbravadores –Igreja Adventista, Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração, Associações de Bairros de Telêmaco Borba.

 

MUTIRÃO 2017

CRONOGRAMA DE COLETA

PREFEITURA MUNICIPAL DE TELÊMACO BORBA

DIA 21/11/17 – terça-feira

Área 07, Vila Isabel, Jardim América, São Silvestre, São João

DIA 22/11/17- quarta-feira

Jardim Alegre e Área 02

DIA 23/11/17 – quinta-feira

Vila Arcina, Vila Osório, Área 1

DIA 24/11/17- sexta-feira

Jardim Adriane, Jardim Alvorada, Jardim Itália, Vila Rosa, Vila Cristina, Vila Esperança, São Geraldo, Monte Sinai 1 e 2 Casa Bella

DIA  27/11/17- segunda-feira

Socomim, Siqueira, Jardim Monte Carlo, Área 04 e Área 10

DIA 28/11/17 – terça-feira

Alto das Oliveiras, Jardim. União, São Roque e Jardim Kroll

DIA 29/11/17 – quarta-feira

Jardim Bonavila, Cem Casas, Vila Castro

DIA 30/11/17 quinta-feira

São Francisco, Conjunto São Francisco, Jardim Brasília, São Felix, São Rafael, Rio Alegre, Recanto Feliz e Jardim Europa.

DIA 01/12/17 – sexta-feira

Santa Rita, São Luiz, São Jorge e São José

DIA 04/12/17 – segunda-feira

Macopa, Ana Mary, Marinha e Jardim Margarida.

DIA 05/12/17 – terça-feira

Vila Monte Belo, São Vicente de Paula, Bom Jesus e Bela Vista

06/12/17 – quarta-feira

Centro, Centro Rodoviária, Praça dos Pinheiros, Região próximo ao SENAI e Delegacia.

07/12/17 – quinta-feira

Vila Rural e Triângulo