Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

UBS de Ponta Grossa recebe capacitação do CimSaúde

UBS de Ponta Grossa recebe capacitação do CimSaúde
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Unidade de Saúde Básica (UBS) Rômulo Pazzinato recebeu nesta semana matriciamento da equipe da Linha de Cuidado de Hipertensão e Diabetes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). O tema tratado na capacitação foi a insulinoterapia, manejo inicial de pacientes com necessidade de início de terapia baseada em insulina (TBI). “O tema é de grande importância em virtude do número cada vez maior de pacientes com diabetes”, avalia o médico endocrinologista, André Peres. Para ele, a falta de segurança e experiência dos profissionais não especialistas torna esse tipo de capacitação essencial.

Médica da UBS, Lauren Sowek, destacou a importância da capacitação. “Gostei muito da forma que o matriciamento foi realizado, e acho muito importante que seja feito em outras Unidades”, avalia, destacando a aula realizada pelo especialista do CimSaúde. “Agregou na nossa prática e ajudou a equipe a realizar revisão de tratamento em pacientes insulinodependentes que estavam descompensados. A equipe toda gostou e achou uma abordagem efetiva e útil para a nossa prática”, contou.

Além da insulinoterapia, a equipe da Linha de Cuidado abordou outras questões relacionadas ao Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis. A estratificação de risco, o formulário de compartilhamento de cuidado e o fluxo de atendimento da rede foram pautados. “A equipe estava com dificuldades quanto aos encaminhamentos, mas nos relatou que com a capacitação, a questão dos encaminhamentos ficou mais clara”, contou a enfermeira do CimSaúde, Thaís Silva, completando que foi um momento de muita troca de conhecimento e aprendizado para todos. “O Qualicis foi explicado de outra forma. Compreendemos como realizar o encaminhamento de forma mais prática e dinâmica na nossa rotina de trabalho”, completou Lauren.

As ações de matriciamento estão previstas no Programa Qualicis, e garantem capacitação constante junto à Atenção Primária à Saúde (APS), e também entre os colaboradores dos Consórcios de Saúde.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Farmácia Municipal Jeovah Ribeiro passa a funcionar em novo horárioMudança acontece a partir desta terça-feira (11)
Publicidade

Mais Lidas

52 novos produtos criativos são lançados no Projeto Sou PG

Condutor alcoolizado bate em carros parados e é preso pela Polícia Civil

PONTA GROSSA – Vagas de emprego para quarta-feira, dia 19

Farmácia Municipal Jeovah Ribeiro passa a funcionar em novo horário

Recitais encerram o ano letivo do Conservatório Maestro Paulino

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira
  • PARANÁ
  • PG News
  • Piraí do Sul
  • Ponta Grossa
  • Publicação Legal
  • Telêmaco Borba
  • Tibagi

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia