Correio dos Campos

Fundação de Cultura divulga programação do Poesia de Ponta

26 de fevereiro de 2019 às 19:55

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Entre os dias 14 e 21 de março, Ponta Grossa irá viver a poesia em todas as formas. Isto porque a Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, unidade mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa e administrada pela Fundação Municipal de Cultura, realiza neste período mais uma edição do Poesia de Ponta, com atividades para públicos de diversas idades.

No dia 14, às 19h30, acontece a abertura especial com a exposição ‘Campos de Marear’, de Renata Regis Florisbelo e, em seguida, às 20h, o projeto Mostra Sonora, que irá convidar três atrações autorais: Lucas Cabral, Leonardo Carriel e MUM. Já no dia 20 de março, às 19h30, o público poderá participar de uma edição especial do Samba do Trilho, também com a participação de compositores ponta-grossenses. Ambas atividades acontecem na Biblioteca Pública, com entrada gratuita.

O Poesia de Ponta terá também atividades para públicos dirigidos. Nos dias 14 e 15 de março, o Comitê Jovem In-Pulsação ministrará oficinas de poesia alternativa para alunos do Colégio Estadual José Elias da Rocha, utilizando recortes de revistas para construção de textos e ideias visuais. Nos dias 18, 19 e 20, os músicos e compositores João Triska e Vitor Salmazo (vocalista da banda Machete Bomb), de Curitiba, estarão em Ponta Grossa para ministrar uma série de oficinas de criação, rima e composição para jovens atendidos em escolas e instituições, como Irmãos Cavanis, Transformando Gerações e Banda-Escola Lyra dos Campos. Para fechar a programação, no dia 21 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Poesia, será realizado o Correio da Poesia, na qual os alunos do Colégio Estadual José Elias da Rocha produzirão poemas para distribuição na comunidade de Olarias.

Segundo o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy, o Poesia de Ponta deste ano direcionou seu tema para o papel da poesia na música. “O principal foco desse ano é trabalhar atividades ligadas aos jovens, por conta da participação da Biblioteca Pública no programa Conecta Biblioteca. A partir das pesquisas de demanda que realizamos com a comunidade, sentimos que a música é um dos grandes atrativos para os jovens, por isso a definição de trabalhar esse tema a partir da poesia, da composição e das rimas no Poesia de Ponta”, destaca.

Conecta Biblioteca

Neste ano, a Biblioteca Pública terá uma programação especial para a comunidade jovem, atendendo às demandas da pesquisa de público realizada em 2018. Esta foi uma das etapas do programa Conecta Biblioteca, que busca estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas no Brasil.