COM ASSESSORIAS - O Dr. Adalberto Barreto, médico psiquiatra, professor e antropólogo, criador da Terapia Comunitária Integrativa, já está em Ponta Grossa para a palestra da noite desta quarta-feira, no Auditório do Colégio Sant'Ana, durante o X Congresso de Educação.
Ele fará sua fala a respeito do seu trabalho a respeito das terapias comunitárias integrativas, já presentes na rede municipal de ensino, e sobre como esta prática pode contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas, afastando as violências contra as unidades escolares, por meio da criação de vínculos para o convívio com a diversidade.
"O desafio atual são as patologias do viver juntos, na pluralidade, na diversidade. Hoje temos uns querendo destruir os outros em um mundo de competição. O que está acontecendo na escola é apenas um sintoma do mal-estar da sociedade. Para resolver, não é apenas um problema do intramuros das escolas, mas é um trabalho que tem que ser feito nas famílias, na sociedade, nas escolas, É bem mais amplo, não é uma coisa só, é preciso uma ação sistêmica que interfira em todo esse ecossistema, onde se aprenda a cuidar do indivíduo, da comunidade e do planeta", relata ele.
Quarta, dia 13, 19h, no Auditório do Colégio Sant'AnaDr. Alberto Barreto (UFCE): Saúde mental, terapias integrativas e escolas de paz.
Link para inscrições.
A visita do Dr. Adalberto ocorre em parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) através do Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI).
Na manhã desta quarta, o criador do sistema conduziu uma Roda de Terapia Comunitária Integrativa, no Espaço da Tenda de Práticas Integrativas, localizada no Parque Ambiental, durante o X Congresso de Educação.