Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Visando economia, Stocco quer acabar com o uso de papel na Câmara

Vereador sugere modernização do sistema de funcionamento do Legislativo. Apenas de janeiro a abril desde ano, foram usadas mais de 33 mil sulfites.

Visando economia, Stocco quer acabar com o uso de papel na Câmara
Foto: Kauter Prado/CMPG
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O vereador Geraldo Stocco (Rede) quer acabar com o uso de folhas de papel na Câmara Municipal de Ponta Grossa. Presidente da frente ambientalista do Legislativo, o parlamentar enviou um requerimento ao presidente da Casa, Sebastião Mainardes (DEM), sugerindo a gradual diminuição do uso de papel, com a adoção de medidas de economia.

De acordo com Stocco, apenas entre o início de janeiro e 17 de abril deste ano, foram usadas mais de 33 mil folhas sulfite na impressão de projetos de lei, ordens do dia e outros documentos utilizados no trâmite normal do Legislativo. “Existem várias formas de conseguir diminuir e, em médio prazo, extinguir o uso de papel. Hoje ele representa desperdício de dinheiro público”, conta.

Stocco propôs ao presidente o uso mais frequente do sistema informatizado que a Câmara já possui, onde os vereadores têm acesso aos documentos necessários durante a sessão, minimizando as impressões. Durante a transição para o uso do sistema, o parlamentar sugeriu que a Mesa Executiva retire as ‘Sugestões’ da versão impressa da Ordem do Dia, diminuindo o número de impressões. Outra alternativa é deixar a impressão dos projetos de lei por conta de cada vereador.

Papel em excesso também prejudica uso do espaço

Construída na década de 1980, a sede do Legislativo em Ponta Grossa sofre com a falta de espaço: o local abriga hoje 23 gabinetes, mas foi planejado para 15. Com isso, o arquivo físico dos documentos usuais da Câmara também prejudica o uso do espaço. “Adotar o uso digital de arquivos traria economia de recursos financeiros e também de espaço físico aqui na Câmara”, conta Stocco.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam novo pacote de obras para vilas de PGInvestimentos incluem a construção de uma nova UBS no Rio Verde, novos campos de society no Conjunto América e na Vila Romana. Já na Vila Cristina, serão construídos uma quadra de esportes e uma nova Associação de Moradores
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia