Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

UEPG recebe equipamento para fortalecer pesquisas da agricultura

Trata-se de uma Semeadora de Parcelas Experimental. Equipamento será utilizado para experimentos agronômicos de mestrado e teses de doutorado e para pesquisas de Iniciação Científica trabalhos de conclusão de curso.

UEPG recebe equipamento para fortalecer pesquisas da agricultura
(Foto: Divulgação)
Publicidade
As pesquisas de professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam o reforço tecnológico de um novo equipamento para a sua Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon). Trata-se da Semeadora de Parcelas Experimental, que será utilizada para a implantação de experimentos agronômicos necessários às dissertações de mestrado e teses de doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Agrárias. O equipamento também poderá servir às pesquisas de alunos de Iniciação Científica dos programas Institucionais e aos trabalhos de conclusão de curso.

O equipamento da marca SB Máquinas, modelo Semina 1, foi adquirido com recursos oriundos do Convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no valor de R$ 173.875,00.

Ele impacta diretamente a vocação da pesquisa agrícola do Estado, desenvolvida pelos acadêmicos das universidades estaduais e pelo sistema estadual de atendimento ao setor, que contempla a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná),

A Semeadora de Parcelas permite a produção de experimentos com as mais diversas culturas agrícolas, como trigo, soja, milho, cevada, feijão, aveias e sorgo.

O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Rodrigo Rodrigues Matiello, explica que a máquina possui três diferentes mesas de distribuição de sementes, o que viabiliza a semeadura de parcelas experimentais com número variável de linhas/parcelas. “Por exemplo, numa das mesas de semeadura é possível semear até nove diferentes genótipos (cereais de inverno) numa única parcela com nove linhas de semeadura”, informa.

Para o administrador da Fescon, Vanderson Romko, a aquisição do equipamento ajuda as pesquisas que são realizadas por professores e alunos. “O uso da tecnologia é fundamental para evitar erros e alcançar resultados mais precisos em experimentos agronômicos”, afirma.

Fonte: AEN/PR

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
UEPG recebe equipamento para fortalecer pesquisas da agricultura | Correio dos Campos