Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Startup criada por universitários de PG estreia uso de equipamento sanitizante inovador em instituição de saúde

A Nebbia, incubada na UTFPR, fez a primeira higienização com o nebulizador no Super Dr, Centro de Saúde Integrada, na quarta-feira (1º)

Startup criada por universitários de PG estreia uso de equipamento sanitizante inovador em instituição de saúde
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Na quarta-feira (1º), a startup ponta-grossense Nebbia estreou o uso de um nebulizador de alta vazão que atua como sanitizante em ambientes e veículos. A primeira utilização do equipamento em Ponta Grossa aconteceu no Super Dr, Centro de Saúde Integrada, que recebeu a higienização em todas as salas do local.

O dispositivo tem capacidade de transformar a solução saneante em gotículas que são pulverizadas no ambiente, atingindo todas as superfícies e inviabilizando patógenos existentes.

O nebulizador foi desenvolvido por acadêmicos do campus de Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no ano de 2020. Com as necessidades impostas pela pandemia da Covid-19, os alunos viram a oportunidade de desenvolver um equipamento que pudesse ser útil no combate à doença. Contando com o apoio de professores, na época, os estudantes criaram inicialmente um protótipo, que foi utilizado pelo Expresso Princesa dos Campos para a sanitização dos ônibus.

Os acadêmicos, então, aperfeiçoaram o dispositivo com o intuito de permitir a utilização em outros ambientes, como na saúde e na hotelaria. E foi com essa iniciativa que os alunos tiveram a ideia de criar uma startup para poder operar com mais investimentos e de forma segura.

Desde dezembro de 2021, a Nebbia passa pelo processo de aceleração da Inbix Ventures. "O equipamento desenvolvido conta com um compressor interno, tem acionamento remoto, inteligência web, é móvel e fácil de ser utilizado. Um dos diferenciais é que, quando conectado à internet, é possível analisar um visor que indica a temperatura, o nível de umidade e de tanque do nebulizador em determinado ambiente", destaca um dos idealizadores do projeto, Paulo Eduardo Monteiro, mestrando em Engenharia Elétrica.

Para a sanitização dos ambientes, o nebulizador possui alta vazão para a liberação de uma névoa a seco e, por isso, não utiliza calor durante o processo, o que confere mais estabilidade ao princípio ativo do saneante. "A Nebbia se preocupou em fazer testes microbiológicos com o equipamento para testar sua eficiência. Fizemos comparações e continuamos testando para cada vez mais otimizarmos o processo de sanitização dos ambientes. Entre as vantagens do equipamento estão o acionamento automático e o fato de não precisar necessariamente de um operador, o que reduz gastos com EPIs e funcionários, além de diminuir a possibilidade de erro humano na higienização", ressalta a estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Hézila Dalla Costa, CEO da startup.

A operação realizada no Super Dr, na terça-feira (1º), contou com a supervisão dos alunos e sócios da startup, além do orientador da equipe, professor Dr. Frederic Conrad Janzen. Segundo o diretor-geral do Centro de Saúde Integrada, Fábio Nabozni, a ideia de sanitizar os ambientes da instituição surgiu após conversas com membros da Nebbia. "Conheci o propósito da startup e achei interessante a ideia de possibilitar um ambiente mais humanizado, seguro e acolhedor aos nossos pacientes, ao mesmo tempo em que apoiamos a inovação de jovens da nossa própria cidade", sustenta Nabozni.

Para o primeiro momento, a Nebbia aluga o equipamento para as empresas e instituições interessadas por um tempo determinado. Para realizar o contato com a startup, basta entrar no site www.nebbia.com.br/.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Startup criada por universitários de PG estreia uso de equipamento sanitizante inovador em instituição de saúde | Correio dos Campos