Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

SOS Alegria ministra curso no interior de São Paulo

Oficina realizada em Marília contribui para formação de voluntários fora de PG.

SOS Alegria ministra curso no interior de São Paulo
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Organização Não Governamental Doutores Palhaços – SOS Alegria já exporta conhecimento e expertise em humanização no ambiente hospitalar. Na última semana, seus coordenadores estiveram no município de Marília, interior de São Paulo, para ministrarem um curso de três dias para o Grupo Terapeutas do Sorriso, que também atuam como voluntários em hospitais.

De acordo com a coordenadora artística da ONG ponta-grossense, Micheli Vaz, a iniciativa de Marília tem características semelhantes à de Ponta Grossa, que busca desempenhar um trabalho profissional, mas também através do voluntariado. Ela salienta que o grupo conta com uma leva nova de participantes, e o treinamento efetuado visa a um complemento da formação já lecionada pelos integrantes do próprio Terapeutas do Sorriso. “Trabalhamos com jogos de improviso, atenção, foco e humanização na prática. Além disso, antes mesmo do palhaço trabalhar a humanização no ambiente hospitalar, ele precisa estar consciente do que é a humanização”, disse.

Raphael Ferrite, farmacêutico, com formação em teatro que está com o grupo desde o início, comenta que a experiência foi muito proveitosa, pois os ministrantes do curso demonstraram ter um amplo know-how artístico e na humanização em âmbito hospitalar. “Eles dividiram um pouco da experiência deles nos hospitais de Ponta Grossa e trouxeram muita alegria para nós do Terapeutas do Sorriso. Essa troca de informações, experiência e conhecimento resulta na vontade de seguirmos adiante aprimorando o nosso trabalho”, avalia Ferrite.

Para Micheli, muito além de auxiliar no treinamento do grupo do estado vizinho, a experiência serviu também como uma troca de experiências, que também agrega para o trabalho realizado em Ponta Grossa. “Participamos das visitas que eles fizeram nos hospitais de Marília e analisamos a forma com que trabalham. Entendemos que cada região tem uma forma de trabalhar. Observamos que existem variações nos ambientes e na própria cultura do uso da figura do palhaço nos hospitais”, conta Micheli, que aponta que o crescimento ocorreu para ambas as partes.

Os Terapeutas do Sorriso estão há 16 anos prestando serviço voluntário nos hospitais de Marília.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia