Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Serviço capacita novas Famílias Acolhedoras

Serviço capacita novas Famílias Acolhedoras
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - No período de 23 a 27 de abril foi realizada a segunda capacitação para as famílias cadastradas no serviço Família Acolhedora, totalizando mais cinco novas. Atualmente o serviço possui 10 famílias habilitadas para o acolhimento familiar. A capacitação teve a participação de órgãos do sistema de garantia de direitos como a Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Instituições de Acolhimento e profissionais de psicologia e serviço social.

Vários temas foram abordados referente a questão do desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como assuntos relacionados a família. “No último dia de capacitação, estiveram presentes as primeiras famílias que acolheram crianças no ano de 2017, que relataram suas experiências e o quão significativo tem sido esse período de convivência”, destaca a coordenadora do Serviço, Lucélia Schmigel.

O Serviço funciona de segunda a sexta feira das 8h às 18h nas dependências da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG), no Departamento de Proteção Social Especial. Outras informações através do telefone 3026-9572.

Saiba Mais

O Serviço de Acolhimento Família Acolhedora é um serviço de acolhimento municipal, executado pela FASPG em parceria com a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ponta Grossa.

Tem como objetivo proporcionar à criança e adolescente em situação de violação de direitos, em que haja necessidade de afastamento da família de origem, o acolhimento em casas de famílias da comunidade, assegurando o direito fundamental da convivência familiar e comunitária, previsto no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA.

“Diante dessa situação dramática, o acolhimento em famílias acolhedoras, tem se constituído numa alternativa mais humanizada, que permite à criança e adolescente acolhidos tenham um atendimento individualizado, cercado de afeto e cuidados. Ponta Grossa, por meio do serviço de acolhimento em família acolhedora, tem buscado inverter a lógica do acolhimento institucional”, comenta Lucélia.

O acolhimento em Família Acolhedora é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta (adoção). A FASPG, através do Serviço Família Acolhedora é responsável por cadastrar, selecionar, capacitar e acompanhar as famílias. Para a realização desse trabalho, o serviço conta com equipe técnica composta por uma assistente social e uma psicóloga.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia