Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Seminaristas serão ordenados diáconos domingo

Seminaristas serão ordenados diáconos domingo
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Em uma celebração neste domingo (28), na Catedral Sant'Ana, em Ponta Grossa, o bispo dom Sergio Arthur Braschi fará a ordenação diaconal dos seminaristas Alexandre Spena Regueira, Rafael Moreira e Rodrigo Ribas. A cerimônia está marcada para às 15 horas e será transmitida em tempo real pelo Facebook da Diocese de Ponta Grossa. As celebrações de ordenação sacerdotal se iniciam em agosto. Alexandre Spena será ordenado dia 4; Rafael Moreira, no dia 15 de agosto, e, Rodrigo Ribas no dia 1º de setembro.

Alexandre Spena tem 40 anos e é natural de Castro. Rafael Moreira nasceu em Piraí do Sul e Rodrigo Ribas, em Irati. Os dois têm 27 anos. As ordenações sacerdotais acontecem nas cidades de origem dos seminaristas. Para Alexandre, a vocação nasceu a partir de uma experiência da família na Igreja. "Gerou em mim uma inquietude e eu quis responder e não sabia qual a resposta eu deveria dar. A cada etapa, cada vivência que tivemos no seminário nós fomos nos conhecendo e conhecendo mais a Deus na nossa vida e a ação Dele", afirma, considerando o diaconato um serviço a Deus e que tem as diretrizes aos irmãos.

Rafael Moreira considera o ministério diaconal a forma inspiradora de ser tornar canal da graça de Deus. Segundo ele, ao olhar para sua história, esses quase dez anos de seminário, percebe que quem foi o canal da graça da vocação na sua vida foi o pai. "Por um tempo, parei de ir a igreja, de ir à missa, de buscar as coisas de Deus. E, após três anos, voltei, para ser colega dele, para ir com ele aos encontros, como devolução de todo o amor que ele tinha me concedido durante a minha vida". O tempo de preparação, diz, serviu para mostrar que nunca se chega a um fim, mas ao começo de uma nova etapa, de uma vida nova.

O iratiense Rodrigo Ribas lembra que a primeira resposta ao convite de ir conhecer um seminário foi negativa. "Mas, ao voltar para casa, colocar a cabeça no travesseiro, a pergunta ecoava. Fiquei um tempo protelando. Até que um dia decidi dar esse passo, tomar um passo de coragem e ir conhecer o seminário", enfatiza. O diácono para Rodrigo é o homem do serviço, o homem do altar, da Palavra, da caridade. "A vivência disso tudo vai configurar o ser diácono na minha vida".

A ordenação destes três jovens deram um novo ânimo para a Igreja, destaca o coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral e do Serviço de Animação Vocacional. padre Osvaldo Pinheiro. "Por um lado, há a graça ter boas vocações, ainda que não tenha muitas, no sentido de não ter todos os anos. Ainda assim, vejo a qualidade dos vocacionados porque para os desafios de hoje o nível da resposta vocacional dos jovens tem de ser a altura do nosso tempo", avalia o padre. Depois de 2019, a Diocese de Ponta Grossa ficará um ano sem ordenações. Em 2021, ganhará um único sacerdote, e, ficará dois anos, novamente, sem ordenações.

Conforme padre Osvaldo, a Diocese conta com o Seminário Menor Mãe de Deus, em Irati, que corresponde ao Ensino Médio, onde o foco é o estudo. O Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí, abriga os jovens de até 27 anos, que terminaram o Médio. Depois, vem o Discipulado, a Filosofia, e, a Configuração, a fase acadêmica da Teologia. A formação envolve três anos no Discipulado, quatro de Teologia e o estágio pastoral. Atualmente, há dez jovens no Seminário Menor, sete no Propedêutico, nove no Discipulado e um na Configuração. "Neste processo, tem de ter crescimento em todas as dimensões. Não é porque entrou no seminário que vai ser padre", explica, citando que não só os jovens abandonam a preparação como também podem ser convidados a sair. "O discernimento tem que funcionar".

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia