Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Seminário prepara a Campanha da Fraternidade

Formação reuniu representantes de todo o Paraná

Seminário prepara a Campanha da Fraternidade
Ponta Grossa participou com o casal Portela e Adrianis Galdino, da Associação de Amigos da Pessoa Idosa, e, Maria Iolanda, assistente social e professora no Curso de Serviço Social da UEPG. (Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Os coordenadores diocesanos da Campanha da Fraternidade, Íria e Antônio Portela, ao lado do assistente social Adrianis Galdino da Silva e da professora Maria Iolanda de Oliveira, integrantes da equipe especial de coordenação criada este ano, participaram, no final de semana, em Guarapuava, de um seminário de formação para a Campanha da Fraternidade 2020, que terá o tema 'Fraternidade e Vida: dom e compromisso'. O seminário teve a assessoria do padre Danilo Pena, responsável pela dimensão social da Arquidiocese de Curitiba, e reuniu lideranças das dioceses e arquidioceses do Regional Sul 2.

"Foi um momento muito rico, capacitando as lideranças como multiplicadoras do texto base para a Campanha da Fraternidade de 2020: Fraternidade e Vida, dom e compromisso, inspirado pela visão samaritana de uma Igreja que olha, que cuida e se propõe a re-significar a proposta de uma Igreja em saída e vai ao encontro dos mais vulnerabilizados", comentava padre Danilo, citando que o encontro teve um envolvimento muito efetivo dos participantes, um teor muito propositivo. "De fazer uma leitura atenta ao texto base oferecido pela CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil) e poder levar à Ação Evangelizadora de cada diocese pistas para que esse trabalho seja desdobrado junto às estruturas pastorais, em especial, às pastorais sociais", acrescentou.

O assessor do Regional Sul 2, Junior Cunha Vale, professor da Diocese de Guarapuava, abordou o tema 'vida: dom e compromisso', tendo como lema 'viu, sentiu compaixão e cuidou dele'. Segundo o professor, ressaltou-se bastante a integralidade do lema. "Não basta ter olhar para contemplar o viu, não basta ter compaixão, mas, essas duas coisa precisam necessariamente migrar até o cuidado, que é o fim almejado pela campanha. Que o olhar não seja de indiferença, mas sim, que gere compaixão e cuidado contínuo. A mensagem do encontro é fazer com que todas as dioceses presentes tenham essa formação adequada, conheçam texto base para que as ações concretas sejam aquelas que vão frutificar".

Para o padre Valdecir Badzinski, secretário executivo do Regional Sul 2, somente as quatro palavras (fraternidade e vida, dom e compromisso) já mostram a direção a seguir. "Tudo é em torno da vida, não há como pensar ser Igreja, pessoa, cidadão, sem esse termo. Dom e compromisso: é uma responsabilidade de todos, não de uma parcela da sociedade. O dom é divino, o compromisso é humano. Defender a vida e a vida em dignidade é responsabilidade de todos os católicos; não tem como nos eximir ou nos mediocrizar diante dessa urgência. E a vida em sua integralidade, humana, vegetal animal. Por isso o tema instiga, desperta, move, impulsiona a tomar ações concretas na vida das paróquias em promoção e defesa da vida, reerguimento dos caídos", destaca padre Valdecir.

Conforme o secretário do Regional Sul 2, o lema está baseado em Lucas, 10, quando fala da ação do bom samaritano, que viu, agiu e cuidou. "É preciso ver as realidades, quem está caído à beira do caminho, e quantos estão... Não deitado ao chão, mas caído em sua dignidade, no sentido da vida, na falta de esperança, de fé, na desestruturação familiar, social, humana, psicológica. É preciso que, a partir de 2020, a Igreja se torne samaritana, que pára, vê e cuida, e não deixa ninguém caído", afirmou. Padre Valdecir lembrou a importância de não julgar. "O bom samaritano mudou a cadência de sua vida, seu plano, seu ritmo; olhou e não fez pergunta. Simplesmente, teve compaixão, desceu ao nível, reergueu, redirecionou, tirou do próprio bolso para que o outro estivesse bem. Esta é a Igreja do cuidado",

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia