Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Selo Social fecha parceria com empresa para produzir show acessível para surdos

Selo Social fecha parceria com empresa para produzir show acessível para surdos
(Divulgação)
Publicidade
Ana Bitencourt Maravieski/Ponta Grossa - A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) – programa Selo Social –, vem trabalhando junto à Associação de Apoio, Atendimento e Assessoramento à Comunidade Surda e a Escola de Educação Bilíngue para Surdos Geny Jesus Souza Ribas (ACAp Geny Ribas) para executar uma ação de inclusão social. O projeto ‘Essa Música sou Eu’, que será lançado em breve, tem como intuito a realização de um show acessível para surdos no fim deste ano.

“Comecei a pesquisar sobre esse tipo de ação e me deparei com poucas informações. Vi que em Goiânia um cantor gravou o DVD em libras porque a mãe dele era surda, então, pensei que seria bacana a realização de shows acessíveis, em um primeiro momento na ACAp Geny Ribas, mas também pensamos em expandir para CRAS, como forma de terapia, interação, respeito e até mesmo para desenvolver novos talentos”, explica a coordenadora do Selo Social, Amanda Costa.

Tentando viabilizar a atividade, uma equipe do programa entrou em contato com o Escritório da T – empresa que agencia o cantor Caio Silveira e o compositor Jairo Delgado –. Os artistas aceitaram participar da ação e visitaram a instituição na última semana. As pessoas assistidas na ACAp Geny Ribas vão aprender duas músicas do Caio, e o Jairo vai compor outra letra sobre a vivência e rotina da pessoa surda.

“O interprete terá que ler a letra, analisar o contexto e depois vai passar para os alunos da instituição”, completa Amanda. O cantor Caio Silveira acredita na relevância da canção. “A música não precisa ser ouvida para ser sentida, por isso, em um primeiro momento é importante termos uma proximidade com as pessoas assistidas no local para realizarmos essa ação”, declara Silveira. Já Jairo Delgado afirma estar entusiasmado com a atividade. “Sou compositor e estou abraçando este projeto, gostei bastante da ideia porque me desafiou, por ser diferente. Vou levar a música para uma camada de pessoas que não tem vivência por serem surdos”, comenta Delgado.

Dia Nacional do Surdo

Hoje (26) é o Dia Nacional do Surdo e a assistente social da Associação de Apoio, Atendimento e Assessoramento à Comunidade Surda e a Escola de Educação Bilíngue para Surdos Geny Jesus Souza Ribas (ACAp Geny Ribas), Larissa Machado Janiaki, explica a rotina da instituição. “Aqui na instituição trabalhamos com todas as faixas etárias, desde bebês até a terceira idade. Ensinamos a língua de sinais, prestamos todo o tipo de assistência, contemplamos os atendimentos de dentista, psicólogo, fonoaudiólogo e também trabalhamos com a escola bilíngue”, diz Larissa.

Para a coordenadora pedagógica da ACAp Geny Ribas, Rosana Ribas Machado, é importante à comunidade conhecer a cultura surda. “Ficamos felizes pelo contato, ainda mais porque poderemos mostrar à população um pouco do cotidiano das pessoas que são surdas”, aborda Rosana.

Segundo a secretária de Políticas Públicas Sociais, Simone Kaminski Oliveira, a data é simbólica. “É importantíssimo que façamos a reflexão sobre os direitos e a inclusão da pessoa surda, ainda mais no dia em alusão aos surdos. Por isso fico muito feliz em desenvolver esse projeto, assim valorizamos a cultura surda e realizamos a inclusão social desse público”, finaliza Simone.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Selo Social fecha parceria com empresa para produzir show acessível para surdos | Correio dos Campos