Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Saúde realiza semana de mobilização contra a doença

A iniciativa segue cronograma da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e contará com ações em todas as Unidade Básicas

Saúde realiza semana de mobilização contra a doença
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - A sífilis é uma doença sexualmente transmissível e facilmente tratada. No Brasil tem se apresentado de forma epidêmica e em Ponta Grossa a doença mostra dados significativos. Durante a próxima semana, de 14 a 18, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e da Atenção Primária, realizará uma série de atividades para conscientização e prevenção da doença. A iniciativa faz parte da Semana Paranaense de Mobilização para Enfrentamentos da Sífilis.

As atividades dos dias 14 e 16 acontecerão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o horário de expediente e na praça de atendimento do Paço Municipal, das 10h às 14h, nestes dias os profissionais irão repassar orientações e realizarão testes rápidos. “Com esses testes rápidos o diagnóstico é precoce. Assim que o resultado estiver com a equipe, os encaminhamentos e tratamentos são feitos imediatamente”, comenta o coordenador do SAE, Jean Zuber.

Na quinta-feira (17) acontece um Seminário de Mobilização para Enfrentamento da Sífilis. Esta ação é voltada para os profissionais da área, médicos, enfermeiros e toda a equipe técnica dos serviços de atendimento à população. A atividade será promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA).

O último dia de mobilização acontece na sexta-feira (18) onde serão desenvolvidas ações de teste rápido para a sífilis em toda a rede básica de saúde, Centro de Testagem e Aconselhamento e no Siemaco. Não há necessidade de agendamento, sendo a demanda espontânea, portando documento pessoal e de preferência com o cartão SUS.

O teste rápido, nas UBS, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para todos que tiverem interesse. Já no CTA, de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h30. O coordenador afirma que o procedimento é simples, realizado por meio de coleta de sangue. “É uma forma prática e rápida de acabar com uma possível dúvida”, destaca a enfermeira da Atenção Primária, Adriana Alves.

Dados sobre sífilis em Ponta Grossa 2019

- Sífilis adquirida: 1420 casos (maior público entre 20 e 29 anos, sendo 36,41% dos casos).
- Sífilis em gestante: 45 casos (maior público entre 20 e 29 anos, sendo 54,73% dos casos).
- Sífilis congênita: 73 casos (maior público entre 20 e 34 anos, sendo 65,75 % dos casos).

Compartilhe:

Leia também

Matriciamento aborda novos protocolos de saúde
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Saúde realiza semana de mobilização contra a doença | Correio dos Campos