Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Resíduos Sólidos serão gerenciados digitalmente na região

Resíduos Sólidos serão gerenciados digitalmente na região
Publicidade
COM ASSESSORIAS - As Prefeituras da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) devem implantar nos próximos dias o Sistema Digital do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Por meio de um Acordo de Cooperação firmado entre o Instituto Gestão Brasil (IGB) e AMCG, os municípios irão implantar gratuitamente o sistema, que deve estar em funcionamento até o dia 28 de fevereiro conforme o Marco Regulatório de Saneamento Básico. “A ferramenta é o processo legal para que as Prefeituras sanem a necessidade imposta pela legislação vigente”, explica o engenheiro da AMCG, Lucas Hyczy, que atua diretamente nos municípios na área.

O Sistema apresentado pelo Instituto é oficial e único no mercado. Para o vice-presidente do IGB, José Carlos Farias, são diversos os benefícios ao se utilizar o sistema digital, além da celeridade dos processos e da maior produtividade dos atores. “O histórico fica sempre disponível, há maior possibilidade de gestão e fiscalização, além do acompanhamento dos resíduos e da política reversa”, cita.

Presidente da AMCG, prefeito de Castro Moacyr Fadel destaca as ações realizadas pela entidade em prol dos municípios. “Assinamos ainda em dezembro este documento. Queremos nossos municípios a frente nos processos, e sem ferir as legislações”, avalia. A Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) também assinou o termo e já está implantando o sistema em seus municípios. O primeiro a receber foi Matinhos.

Para dar sequencia ao processo nos Campos Gerais, gestores da área do meio ambiente, técnicos da AMCG e do IGB realizaram reunião online na manhã de hoje para sanar dúvidas e iniciar a implantação do sistema nas Prefeituras. “O próximo passo é que cada município assine o termo de adesão e possa realizar o treinamento dos responsáveis pelo Sistema”, aponta Farias.

Conforme o Marco Regulatório, todos os municípios devem contar com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, sob pena de renúncia fiscal e improbidade administrativa.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia