COM ASSESSORIAS - Fevereiro é o período de volta às aulas em todo o país. Para as crianças menores, esse pode ser o primeiro contato com o ambiente escolar e, também, gerar muitas dúvidas aos pais. Afinal, qual é momento certo para matricular a criança na escola? A pedagoga Kátia Costa, mestre em educação e coordenadora pedagógica do Colégio Pontagrossense Sepam, explica que frequentar a Educação Infantil desde os primeiros anos vida pode contribuir no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
"A criança que frequenta a escola desde pequena consegue administrar melhor a frustração, desenvolve oralidade e habilidades de relacionamento. Além disso, ela aprende com a convivência entre os pares e nas atividades sistematizadas, que priorizam a psicomotricidade de forma geral", ressalta Kátia.
De acordo com a pedagoga, a Educação Infantil é um espaço rico em estímulos, capaz de proporcionar às crianças momentos de interação e aprendizagem constantes, em um ambiente estimulador, desafiador e repleto de oportunidades.
O Colégio Sepam atende às crianças a partir de um ano de idade. As turmas são pequenas e contam com duas professoras por sala. O trabalho da equipe pedagógica é realizado de maneira cuidadosa e bem planejada, para que as crianças se sintam à vontade e seguras, tanto no aspecto físico quanto no emocional.
A instituição trabalha ainda com projetos diferenciados com aulas de expressão corporal, música, educação física e programa bilíngue, além de atividades relativas às datas comemorativas dos países de língua inglesa e as brincadeiras, que estimulam o desenvolvimento motor dos alunos.
"A linha socioconstrutivista do colégio possibilita aos estudantes oportunidades ricas de aprendizado e interação, que envolvem projetos de investigação no laboratório, na horta, aulas de culinária, além de experiências sensoriais diversas e colônias de férias", ressalta a pedagoga.