Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Público fará visita de olhos vendados em exposição da Semana Literária do SESC

Público fará visita de olhos vendados em exposição da Semana Literária do SESC
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O blog literário Pássaro Liberto, criado pelas jornalistas Luana Caroline Nascimento e Ana Istschuk, em parceria com o SESC, realiza a partir do dia 24 de setembro a exposição fotográfica: “A volta aos mundos de 8 livros: viagens do Porco Napoleão”. A atividade faz parte da programação da 38ª Semana Literária do SESC, que acontece entre os dias 23 e 27 de setembro. O diferencial da dinâmica é a presença da audiodescrição, recurso multimídia com a descrição em áudio sobre algum conteúdo.

As fotografias, que vão estar expostas no hall da unidade SESC Ponta Grossa, representam a história de diversos livros. O principal modelo das fotos é o Porco Napoleão, considerado pelas criadoras do Pássaro Liberto, o mascote do blog. O nome é uma homenagem ao personagem da obra A Revolução dos Bichos, do escritor inglês George Orwell. A exposição tem o objetivo de proporcionar uma experiência inclusiva aos espectadores.

O primeiro contato do público com as fotografias vai ser com os olhos vendados. No decorrer da exposição, será feira a áudiodescrição e os participantes tentarão imaginar com quais obras o Porco Napoleão teve contato. Após escutar todas as descrições, a venda será retirada dos olhos e os participantes vão ter a oportunidade de olhar as fotografias, concluindo se aquilo que imaginaram, a partir da audiodescrição, estava correto.

Outra proposta da atividade é sensibilizar o público que possui a visão normal para que percebam que a comunidade cega possui o direito de consumir cultura e informação da mesma forma.

Luana Nascimento, que é jornalista e uma das criadoras do blog, também é formada em Audiodescrição pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Ela conta que sempre adorou trabalhar com esse recurso e considera a exposição uma iniciativa de grande importância: “Em Ponta Grossa, a gente acaba sentindo a ausência de espaços inclusivos. Então, poder trabalhar na Semana Literária uma atividade que é voltada e pensada para a população cega é algo muito bom”, diz Nascimento.

A jornalista vê a literatura como uma arte inclusiva e que pode promover revoluções na sociedade: “É uma grande satisfação poder fazer esse trabalho com a audiodescrição, porque eu posso mostrar para as pessoas que a partir da literatura e da inclusão social a gente vai resistir a qualquer coisa. Quando você dá voz à minorias a partir da literatura, você também está fazendo um ato revolucionário”, ressalta.

No site do SESC Paraná (www.sescpr.com.br) é possível conferir a programação completa da 38ª Semana Literária e também os dias e horários de mediação da exposição promovida pelo blog Pássaro Liberto.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia