Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Puberdade: Projeto completa três anos orientando adolescentes

Puberdade: Projeto completa três anos orientando adolescentes
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Na última semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Carlos de Araújo, localizada no bairro Cará-Cará, realizou uma atividade com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano. O tema abordado foi sobre puberdade, a atividade completou três anos no mês de dezembro. Todas as ações são desenvolvidas com a presença da coordenação da instituição escolar.

O projeto que acontece desde 2016 tem o objetivo de levar informações para os estudantes de entre 10 e 11 anos, a intenção é destacar a importância de conhecer o próprio corpo e as mudanças que acontecem nele durante a puberdade. Os meninos e meninas recebem as orientações em momento separados. “Nós montamos palestras e dinâmicas sobre higiene, ejaculação, menstruação, aparecimento de pelos, seios e crescimento de órgãos genitais. Destacamos também sobre os cuidados necessários durante esta fase”, comenta a enfermeira que coordena o projeto, Ágatha Karina Xavier de Barros.

O encontro é realizado pelos enfermeiros e pela Agentes Comunitárias de Saúde (ACS). “No final de cada atividade nós deixamos uma caixa onde os alunos depositam suas dúvidas. Desta maneira conseguimos tirar suas dúvidas, realizar as orientações necessárias. Neste momento não é preciso se identificar”, ressalta a enfermeira.

Os envolvidos no projeto acreditam que os adolescentes saem da rede municipal mais confiantes e as orientações ajudam em matérias futuras. “A maior parte dos alunos saem da rede municipal e vão direto para a estadual, com os ensinamentos elas passam a ter mais confiança e a entender melhor seu corpo e algumas matérias, como biologia”, finaliza Ágatha.

Compartilhe:

Leia também

Matriciamento aborda novos protocolos de saúde
Publicidade

Mais Lidas

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia