Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

PRVias retira dois caminhões de pneus descartados do Rio Ronda

Intervenções preventivas ocorrem desde semana passada na BR-376 em Ponta Grossa

PRVias retira dois caminhões de pneus descartados do Rio Ronda
Lixo acumulado no leito do Rio Ronda no entorno da BR-376. (Imagem: Comunicação PRVias)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A PRVias, uma empresa Motiva, retirou dois caminhões com caçambas do tipo gaiola cheias de pneus que haviam sido descartados no Rio Ronda, em Ponta Grossa. O entorno do rio alaga em períodos de chuvas fortes e afeta o trânsito BR-376 devido a questões como assoreamento, mas a concessionária alerta que o local tem sido usado para despejo de resíduos.

Toneladas de outros tipos de entulho também foram removidos, como sofás, geladeira e roupas, por exemplo. As equipes de conservação da PRVias começaram na última quarta-feira (9) a recuperar o leito do rio, com obras para reduzir o risco de alagamentos, desassoreamento e limpeza dos arredores do Rio Ronda, que fica no km 492 da BR-376.

A retirada dos dejetos integra o plano de trabalhos iniciais da concessionária na implantação de intervenções preventivas no rio, que frequentemente transborda em dias de chuva intensa, provocando, em alguns casos, até a interdição da rodovia.

“Em menos de uma semana desde que iniciamos as obras, encontramos muito lixo. Vamos continuar com a limpeza e o desassoreamento do Rio Ronda, mas é importante que a população contribua conosco neste trabalho, descartando os resíduos nos lugares certos”, diz o coordenador de Conservação da PRVias, Jonathan Lemes.

Entre as ações executadas pela concessionária, estão:

- Remoção e destinação, ambientalmente adequada, de lixo e resíduos acumulados na calha e nas margens do rio;
- Retirada de sedimentos como solo e areia que reduzem a profundidade do leito e dificultam o escoamento;
- Limpeza da vegetação que interfere no fluxo natural da água;
- Conformação e regularização da calha do rio para ampliar sua capacidade de vazão e reduzir o risco de transbordamento.

A PRVias está em linha com as práticas da Motiva, que tem uma agenda climática tanto nas ações de mitigação de emissões quanto na adaptação de seus ativos aos eventos climáticos extremos. Um dos exemplos é que a PRVias iniciou a operação com a maior frota de veículos elétricos entre as concessionárias do estado.

Galeria de Imagens:

Leia também

Carteira Municipal para pacientes com fibromialgia já pode ser solicitada on-line: saiba como fazerCadastro pode ser enviado pelo site oficial da Prefeitura de Ponta Grossa; carteira garante direitos previstos em lei
Publicidade

Mais Lidas

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia