Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Projetos de acessibilidade do Iplan são destaque em Fórum do Crea-PR

Projetos de acessibilidade do Iplan são destaque em Fórum do Crea-PR
Publicidade
Nesta semana representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) participaram do Fórum de Acessibilidade, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O evento foi realizado na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG) e contou com a presença de gestores da região dos Campos Gerais, legisladores, Ministérios Públicos Estadual e Federal, meio acadêmico, entidades de assistência a pessoas com deficiência e demais interessados.

O presidente do Iplan, Ciro Macedo Ribas Jr., e a arquiteta do Instituto Jamile Salim apresentaram alguns projetos arquitetônicos, urbanísticos e de adequação à acessibilidade desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Segundo o gestor do órgão eles foram produzidos em prol da eliminação de barreiras. “Apresentamos três projetos que foram elaborados pensando na mobilidade acessível, tanto as ainda existentes em edifícios e espaços públicos quanto no transporte coletivo”, explica Ribas Jr.

Um dos cases apresentados foi o programa de acessibilidade implantado nas linhas de ônibus do transporte público.

Segundo a arquiteta Jamile Salim hoje todos os 217 veículos que rodam a cidade são adaptados com elevadores, e pelo menos 27 possuem duas vagas exclusivas para cadeirantes. “Outros elementos também foram incorporados, como identificação por cores, altura das barras e dos veículos, pisos, entre outros”, explica Jamile.

O Iplan também explanou o projeto arquitetônico de adequação de acessibilidade pensado para a Câmara de Vereadores. Aspectos como o acesso entre pisos – que hoje só pode ser feito por escadas ou pela parte exterior do prédio -, acesso à plenária e modificações necessárias nos banheiros foram pensados. “Também desenvolvemos a ideia de um púlpito que pode ser levantado ou abaixado, sendo móvel para atender às necessidades dos cidadãos que utilizam o palanque”, conta a arquiteta Jamile.

Já como exemplos de projetos urbanísticos os representantes do Iplan exibiram duas propostas: uma já implantada e a outra já prevista. Ambas condizem à adaptação de acessibilidade e pavimentação de ruas e contemplam ações como a construção de rampas de acessibilidade, piso tátil e construção de travessia elevada, por exemplo. A primeira, da Rua Eugênio Bocchi (bairro Boa Vista) foi executada em 2014, e a segunda, da Rua do Rosário, está garantida através de investimentos conseguidos junto ao Governo Estadual para a revitalização da via – que deve ser realizada em breve.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia