Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Projeto que obriga 0800 a receber chamada de celular tramita na Assembleia

Projeto que obriga 0800 a receber chamada de celular tramita na Assembleia
Publicidade
O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Marcio Pauliki, que obriga as centrais de atendimento ao consumidor, que utilizam o 0800, a receber chamadas de celular está em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa e deve ser analisado e votado em plenário ainda este ano.

A medida visa atender, principalmente, aos cidadãos que precisam acionar a partir do telefone móvel algum serviço de 0800, especialmente de Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC's) de órgãos públicos, para solucionar algum problema urgente e se deparam com a mensagem de que a central não aceita ligação efetuada por celular.

“Hoje grande parte das pessoas tem acesso ao celular. Não é justo que não seja aceita a ligação da telefonia móvel. É preciso que as centrais se atualizem. Além disso, queremos garantir o direito do consumidor ao atendimento, sejam para reclamação ou resolução dos problemas”, ressalta Pauliki.

As centrais, segundo o projeto de lei (PL) 154/2017, que descumprirem a medida ficam sujeitas ao pagamento de multa no valor de 100 UPF/PR (Unidade Padrão Fiscais do Paraná). Atualmente, essa UPF representa perto de R$ 95. A UPF é atualizada anualmente pela Secretaria Estadual da Fazenda.

Atualmente o Brasil possui cerca de 42 milhões de linhas ativas de telefonia fixa. Em novembro de 2015, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 43,83 milhões de linhas.

Além disso, Pauliki pede que as ligações efetuadas via celular para as centrais de 0800 tenham custo equivalente aos das ligações de telefones fixos. Após aprovada e sancionada, a lei deverá ser regulamentada pelo Governo do Estado, que irá indicar os órgãos que irão fiscalizar as centrais de atendimento.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia