Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Projeto Menarca, voltado à saúde de meninas adolescentes, impacta mais de 72 mil garotas em 20 anos

Projeto Menarca, voltado à saúde de meninas adolescentes, impacta mais de 72 mil garotas em 20 anos
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Projeto Menarca de promoção à saúde feminina, desenvolvido pelo Colégio Pontagrossense Sepam, completa 20 anos de atuação. Criado em 2002, o programa que visa conscientizar e orientar adolescentes em fase de menarca – 1° menstruação – impactou 72 mil meninas até 2019, sendo retomado em 2022.

Promovendo encontros com palestras e bate-papo entre adolescentes de 12 a 16 anos, o projeto atende a escolas públicas e centro de atendimento a menores infratores, levando temas relacionados à sexualidade e saúde feminina. As discussões envolvem assuntos, como os riscos das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e os problemas originados da gravidez na adolescência. Durante os 20 anos de projeto, 420 alunas do colégio já participaram como voluntárias na iniciativa.

"O diferencial do Projeto Menarca, que tem garantido bons resultados, é a estratégia adotada na condução dos debates. As alunas do Sepam, voluntárias da iniciativa, estão na mesma faixa etária e são elas que lideram os encontros, sem a presença de professores em sala de aula. Dessa forma, são meninas falando com meninas sobre um assunto do seu universo em comum, conseguindo assim quebrar as barreiras criadas quando um adulto aborda o tema com as jovens", explica o coordenador pedagógico e de projetos do Sepam, Jacob Cavagnari.

Segundo a orientadora da iniciativa e professora de Educação Física do Sepam, Larissa Pasturczak, as voluntárias são preparadas para esse encontro por profissionais especializados. "O treinamento acontece por meio de reuniões com a coordenação do projeto e palestras feitas pela ginecologista Isabela Mongruel, que trabalha com as meninas toda a parte de anatomia e fisiologia do corpo, IST'S, métodos contraceptivos e incentivo à vacina HPV. Além disso, também realizamos sessão com uma psicóloga, que trata da importância do voluntariado e o bem proporcionado por meio do projeto", informa Larissa.


Iniciativa de sucesso, o programa conquistou quatro prêmios nacionais: Prêmio Escola de Incentivo à Prevenção de DST`s, Aids e drogas (UNESCO/ONU – 2003)), Prêmio Jovem Semeador (Iberá Sementes – 2004), Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ODM Brasil (Governo Brasileiro – 2005) e Prêmio Construindo a Nação (CNI/SESI – 2007).

O Colégio Sepam ainda realiza outros projetos direcionados à comunidade da região de Ponta Grossa, como Grupo da Cidadania, Step by Step e ECOPAM, todos voltados para a formação cidadã dos alunos.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia