Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Projeto leva oficinas de fotografia e escrita para jovens da Vila Nova

Projeto leva oficinas de fotografia e escrita para jovens da Vila Nova
(Foto ilustrativa)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A partir deste sábado, cerca de 20 jovens da Vila Nova iniciam uma jornada que busca conhecer, retratar e ressignificar a comunidade a partir da literatura e da fotografia. É o projeto Novos Olhares, realizado pela produtora cultural Ana Istschuk, em parceria com a ABC Projetos Culturais e apoiado através do Programa Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura (PROMIFIC) pela Belgotex do Brasil, Mercadomóveis, e Prestes Construtora.

Ao longo do ano, jovens de 14 a 18 anos participarão de 30 oficinas teórico-práticas semanais. “Nessas ações formativas trabalharemos a produção literária e a produção fotográfica, numa perspectiva de gerar produções onde os alunos possam retratar sua própria comunidade”, afirma a jornalista e diretora da ABC Projetos, Alessandra Bucholdz.

Ela lembra que na maioria das vezes em que aparece em noticiários a comunidade é retratada a partir de olhares externos e quase nunca em abordagens favoráveis. “Queremos romper com esse ciclo, trabalhar com a autoestima das pessoas e que a comunidade passe também a ser vista e considerada a partir de olhares de gente de lá, que expresse sua cultura e suas particularidades”.

A produtora cultural Ana Istschuk explica que as produções do projeto visam oferecer tanto um novo olhar sobre a comunidade para os ponta-grossenses quanto fortalecer o sentimento de pertença dos moradores da própria Vila Nova através da autorrepresentação nas fotos e textos. “A nossa ideia é circular pela cidade com uma exposição fotográfica itinerante e também disponibilizar um e-book gratuito com textos produzidos pelos participantes do projeto; já dentro da comunidade a gente produzirá a colagem das fotografias com a técnica lambe-lambe e também fará a distribuição de fanzines com os textos”, comenta a proponente do projeto.

A equipe também é formada pelo professor Carlos Fabrício Havrechaki, que ministra as oficinas de escrita; pelo fotógrafo Maykon Cristiano Lammerhirt, que ministra as oficinas de fotografia; pela assistente social Maria Czekalski, que fará o acompanhamento do projeto; e pela Maria da Luz da Silva, moradora da comunidade e monitora do projeto, que articula a formação das turmas e faz a ponte entre os moradores e os professores e coordenadores do projeto.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia