Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Projeto ecológico do Lago de Olarias é reconhecido com prêmio estadual

Além da recuperação e limpeza do arroio Olarias, o projeto também prevê reforço na contenção de cheias e na regulação da vazão do arroio

Projeto ecológico do Lago de Olarias é reconhecido com prêmio estadual
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Entre as centenas de projetos inscritos no V Prêmio Gestor Público Paraná, o Planejamento Ecológico do Arroio Olarias foi reconhecido como proposta de destaque na premiação de 2017, que teve ‘Saneamento Básico’ como temática.
O Arroio de Olarias é um dos mais importantes da malha urbana de Ponta Grossa, mas está inserido em local que vinha sofrendo com severo processo de degradação ambiental, intensificando a ocorrência de alagamentos. A criação de um complexo ambiental no local, além de melhorar o sistema de drenagem urbana, ainda prevê a vistoria e correção de ligações irregulares de esgoto, garantindo a recuperação da bacia de Olarias.

“Estamos muito orgulhosos com mais este reconhecimento. Pelo 3º ano seguido Ponta Grossa é destaque na premiação com projetos desenvolvidos dentro da temática proposta. Esse reconhecimento indica que estamos no caminho certo, sendo destaque com ações na área da Educação, Qualificação Profissional, e agora com o Meio Ambiente. O Lago de Olarias é um grande projeto que vai transformar a região e a nossa cidade, representando um grande avanço na área ambiental. A recuperação do arroio já é uma grande conquista deste projeto”, avalia o prefeito Marcelo Rangel, que esteve em Curitiba com sua equipe na noite de terça (21) para receber a premiação.

O projeto para consolidação do Lago de Olarias foi retomado no ano de 2014, depois de 10 anos paralisado. As obras foram divididas em três etapas principais: a primeira foi finalizada na metade de 2015, e contemplou a barragem e vertedouro da Rua Aldo Vergani, enquanto na segunda foi executada a barragem e vertedouro da Rua Ivo Mendes Barreto. Já a terceira etapa foi subdividida em duas partes: a primeira fase formou o fundo da lagoa, sendo que a segunda e última de todo o processo deverá formar bordas e canais.

“A parte ambiental do Lago de Olarias vai resultar na recuperação daquela região, com melhoria do sistema de drenagem urbana, contenção de enchentes e valorização turística , mas também haverá recuperação da área verde degradada e controle dos níveis de poluição nas áreas de entorno do lago. Foram vistoriados mais de 15 mil domicílios e orientados sobre a ligação de esgoto, além do trabalho de orientação porta-a-porta em mais de 800 residências sobre a destinação correta de resíduos de esgoto pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, comenta o secretário da pasta, Paulo Barros.
Com a conclusão da obra e revitalização da área, o objetivo é garantir a valorização do espaço e proporcionar novos pontos de lazer.

Samu Escola - Além do projeto ecológico do Lago de Olarias, a Prefeitura de Ponta Grossa também foi contemplada com um certificado de reconhecimento para o projeto Samu Escola, desenvolvido numa parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (SME). O projeto promoveu a formação de professores de Educação Física, pedagogas, alunos de cursos técnicos e de escolas com treinamentos de primeiros socorros. O projeto está dentro do departamento Saúde na Escola da SME, desenvolvido pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia