Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Projeto discute cinema e jornalismo no Museu Campos Gerais

Projeto discute cinema e jornalismo no Museu Campos Gerais
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O cineclube “Foca na Tela”, organizado pelo projeto Cultura Plural, do curso de Jornalismo da UEPG, chega à sua quinta edição no mês de setembro. Criado em 2018, a proposta é debater filmes que retratem o jornalismo e outras questões sociais. No mês de setembro o cineclube retoma as suas atividades com o filme “Cara gente branca” que aborda questões de racismo e gênero. O encontro acontece na noite desta quarta-feira (25) no auditório Brasil Pinheiro Machado, no Museu Campos Gerais.

A cada encontro o filme é exibido e logo após acontece a discussão. Já foram discutidos clássicos como “O Diabo veste Prada” e “Spotlight: segredos revelados” - vencedor do Oscar de melhor filme de 2016. O debate é mediado pela equipe e também por um jornalista convidado. Nesta edição a conversa será com o jornalista Nilson de Paula. Formado pela UEPG, Nilson cursa mestrado em Ciências Sociais Aplicadas e trabalha com as temáticas raciais no jornalismo.

Para a coordenadora do Cultura Plural, professora Karina Janz Woitowicz, discutir cinema e jornalismo é um espaço complementar de formação e debate. “O evento não é fechado ao jornalismo, é aberto ao público, mas serve acima de tudo para refletir sobre questões que interessam ao jornalismo por meio da produção cinematográfica”, afirma.

A edição de setembro do “Foca na Tela” compõe a programação da 13° Primavera dos Museus. Além de poder acompanhar a exibição do filme e o debate, a comunidade acadêmica recebe certificado de três horas complementares. O evento é gratuito e inicia às 18h no Museu Campos Gerais.

Sobre o filme

“Cara Gente Branca” é o primeiro longa-metragem da carreira de Justin Simien e recebeu o prêmio especial do júri no Festival de Cinema de Sundance de 2014, na categoria “Talento Revelação em Drama”. O filme deu início à série homônima da Netflix, que em agosto lançou sua terceira temporada. O longa é protagonizado por quatro negros e satiriza as relações raciais entre estudantes negros e brancos da Universidade Winchester.

Uma das protagonistas, Samantha “Sam” White – interpretada por Tessa Thompson de “Thor: Ragnarok” – tem um programa de rádio o qual o nome dá o título ao filme. Nele, ela ironiza e provoca os estudantes brancos, muitas vezes causando conflitos por conta de suas provocações. Outro protagonista, Lionel Higgins – interpretado por Tyler James Williams da série “Todo Mundo Odeia o Chris – começa a trabalhar para a revista de sátira da Universidade, composta por uma irmandade de homens brancos.

Um dos momentos cruciais é a festa na qual estudantes brancos praticam blackface, causando uma discussão no campus sobre a marginalização da cultura negra. Já que as fantasias usadas são de traficantes, associando a população negra a criminalidade. Durante a festa, o personagem de Lionel sofre ofensas homofóbicas dos integrantes da revista a qual ele escreve. Foram os mesmos integrantes que também promoveram a festa para satirizar pessoas negras.

Serviço

Nome do evento: “Foca na tela: Cara gente branca”
Data: 25.09.2019
Horário: 18h00
Local: Museu Campos Gerais

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia