Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Projeto de lei alerta consumidores sobre produtos nocivos à saúde

A proposta de nº 318/2024 é de autoria da deputada Marli Paulino (SD).

Projeto de lei alerta consumidores sobre produtos nocivos à saúde
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A deputada estadual Marli Paulino (SD) é autora do projeto de lei 318/2024, protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná que estabelece critérios e procedimentos a serem adotados pelos fornecedores de produtos e/ou serviços considerados nocivos à saúde dos consumidores.

“Nossa iniciativa é para trazer mais um serviço que trata da saúde e antecede o fato lamentável, ocorrido com o empresário Henrique Silva Chagas, 27 anos, que culminou com a sua morte, em São Paulo, após aplicação de peeling de fenol”, menciona a deputada com votos de pesar aos familiares e amigos do jovem.

De acordo com a proposta, os fornecedores que tomarem conhecimento da nocividade dos produtos e/ou serviços inseridos no mercado de consumo, ficam obrigados a comunicar sobre o acontecido imediatamente às autoridades competentes e tornar público no prazo de 24 horas sobre a nocividade do produto ou serviço à saúde do consumidor.

O informativo deverá conter qual o problema verificado com o produto ou serviço; as reações que poderão ser desencadeadas com o consumo do produto ou a utilização do serviço; as providências que devem ser adotadas pelos consumidores que tiverem consumido o produto ou utilizado o serviço; a previsão de troca do produto ou de reembolso do valor pago, a critério do consumidor; qual o número de telefone disponível, para sanar dúvidas e prestar mais esclarecimentos aos consumidores.

“Esta ação, assim que aprovada pelos colegas parlamentares garantirá os direitos básicos do consumidor, a proteção da vida, saúde e segurança das pessoas contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”, explica Marli Paulino.

Também compõe o projeto, a indicação de que o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo, produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança do consumidor.

O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes para a rápida tomada de providências e alerta aos consumidores para os cuidados que se fizerem necessários.

Caso peeling de fenol

O empresário Henrique Silva Chagas, 27 anos, morreu no último dia 03 de junho, em uma clínica de estética, na zona sul de São Paulo, durante o procedimento peeling de fenol. Segundo a Polícia Militar, a vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto passava por uma sessão.

A vítima teria vindo do interior para capital para fazer o procedimento, indicado para o tratamento de rugas e flacidez, mas também usado para tratar melasma e marcas de acne. Segundo especialistas, o peeling de fenol é um procedimento invasivo e agressivo, de difícil recuperação, e que a fase posterior à sua realização é dolorosa.

O procedimento e o produto provocam uma grande agressão na pele, como se fosse uma queimadura química profunda, que exige acompanhamento quase diário, pelo menos na primeira semana após a realização para uma saudável recuperação.

Compartilhe:

Leia também

Mabel garante sistema de monitoramento para instituição de PGEquipamentos foram adquiridos por meio de recursos da deputada estadual Mabel Canto (PP). 'Esquadrão da Vida' atua no tratamento de dependentes químicos
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Prefeitura destaca protagonismo feminino no empreendedorismo em Ponta Grossa

Em Piraí do Sul, homem é preso após manter casal de idosos como reféns por mais de 5 horas

DiResponsa agita a “Batucada da Ana” em Ponta Grossa (PR) neste domingo, 08

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia