Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Programa democratiza acesso a serviços jurídicos

Justiça no Bairro prestou mais de 506 mil atendimentos em 2017

Programa democratiza acesso a serviços jurídicos
Casamento é um dos serviços mais procurados no programa Justiça no Bairro. (Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Disponibilizar o acesso rápido e fácil às principais demandas relacionadas ao Direito de Família para a população de baixa renda foi o que levou à criação do Justiça no Bairro, que completou 15 anos de atuação em 2018. Realizado pelo Poder Judiciário e envolvendo diversos parceiros, como Sistema Fecomércio, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e universidades, o programa prestou mais de 506 mil atendimentos em mais de 52 cidades pelo Estado do Paraná em 2017.

Um dos marcos foi a celebração de aproximadamente 1.700 processos de união civil, realizados em março deste ano numa cerimônia que contou com a presença de mais de 20 mil pessoas na Arena da Baixada, em Curitiba. “O casamento é um serviço muito procurado, uma vez que muitos casais já vivem em uma união estável há anos e possuem o sonho de regularizar a situação. Entretanto, nem sempre o orçamento permite”, comenta a desembargadora Joeci Machado Camargo, idealizadora e coordenadora do programa.

A desembargadora ainda comenta que as celebrações coletivas contam com o apoio de empresas públicas e privadas. Além do casamento, também há outros atendimentos que são bastante procurados, como divórcio, curatela, emissão de RG e reconhecimento de paternidade e maternidade.

Para participar do programa, é necessário morar na região atendida na ação, levando documentação original, como certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e comprovante de renda (que não pode ultrapassar três salários mínimos mensais para atendimento jurídico e dois salários mínimos para casamento. A emissão de documentos não exige comprovante de rendimentos). Normalmente, outros serviços também são oferecidos durante as ações, como nas áreas de saúde, beleza e recreação.

Atendimento remoto graças à tecnologia

O ICI, parceiro na realização do Justiça no Bairro, colabora com a manutenção e hospedagem do sistema de informações. A desembargadora Joeci comenta que o Instituto também concede apoio técnico nos eventos para a transmissão de dados e integração entre as unidades móveis do programa, que ainda vai percorrer algumas cidades do Paraná durante 2018. De 19 a 24 de novembro, os atendimentos acontecem em Umuarama e Cruzeiro do Oeste; e de 30 de novembro a 1.º de dezembro, em Almirante Tamandaré.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia