Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Professores da Rede passam por mais uma formação na Educação Inclusiva

Nesta segunda, professores da Rede Municipal de Ensino estão participando por formação voltada para a Educação Especial, visando a inclusão.

Professores da Rede passam por mais  uma formação na Educação Inclusiva
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Antes do início das aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Educação colocou em andamento a Semana Pedagógica, alinhando as políticas pedagógicas e de gestão para o ano letivo de 2018. Desde o dia 1º, uma série de encontros e preparativos estão sendo realizados. Nesta segunda-feira o tema é a Educação Especial, com a participação de 1,4 mil professores no Cine Teatro Ópera. Enquanto isso, os demais profissionais realizam os preparativos diretamente nas escolas.

Nos períodos da manhã e tarde, no Ópera, os profissionais recebem uma importante preparação para o ano letivo de 2018. Participam os professores das 44 salas de recursos das escolas municipais, professoras regentes que tenham alunos com deficiência em sala de aula, professores de musicalização e artes, além de representantes de cada um dos CMEIs e as coordenadoras pedagógicas das unidades escolares, com o objetivo de ampliar os conhecimentos na área do ensino especial infantil.

Os professores recebem a palestra de Michel Vicentine Martins, secretário municipal de Educação de Araçariguama/SP, mestre em Educação, especialista em Arte Educação, alfabetização e letramento. Unindo neurociência, música e motivação, o objetivo é mostrar que com conhecimento, vontade e dedicação, é possível vencer os desafios da Educação. Tendo a música como um eixo para mostrar conceitos da Neurociência, Vincentine demonstra a importância deste conhecimento. "O professor desenvolve alterações químicas e físicas o tempo todo na criança. Então precisa saber o que é e como funciona cada parte do cérebro, como tudo isso é recebido e processado. Através da música, mostramos que cada um pode adaptar essas ideias à sua prática, dentro da realidade de cada um deles", conta Vincentine, demonstrando que este conhecimento pode ter um resultado poderoso para a inclusão e o aprendizado.

Para a secretária de Educação, Esméria Saveli, a palavra 'humanização' faz parte do trabalho com a Educação Especial. "Não nos basta o conhecimento acadêmico, científico, mas também precisamos conhecer e entender a história deste aluno. Por isso estamos sempre dialogando com as crianças e com os pais e professores, para que essa inclusão ocorra de fato, com os colegas, com a família e com os professores", comenta Esméria.

"Na Educação, trabalhamos com uma palavra fundamental e um conceito. A palavra é 'equidade', ou seja, o mesmo para todos. E o conceito é 'nenhum aluno a menos'. Todos podem aprender. Quando penso em inclusão, tenho que pensar que todos têm direito à aprendizagem", ilustra Vincentine. Além disso, ele demonstra que todo o corpo docente deve sentir-se responsável pela educação inclusiva. "Não podemos desresponsabilizar os outros. É responsável o professor da sala de recursos, mas também o gestor escolar, os demais professores, até o motorista do ônibus, senão, nunca teremos a inclusão de fato. O olhar é social, transcende a Educação", acredita ele.

Reconhecimento - No ano de 2017 a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia considerou Ponta Grossa uma cidade modelo em inclusão, devido ao número expressivo de professoras com formação na área e também pelo grande volume de salas de recursos disponíveis. Hoje a cidade conta com mais de 300 professoras com a formação e 44 salas com recursos para atendimento especializado aos estudantes.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia