Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Professor de Jornalismo da UniSecal lança documentário sobre a II Guerra Mundial amanhã (21)

Obra foi filmada em dois países e contou com o relato de 15 pessoas, sendo seis pracinhas brasileiros

Professor de Jornalismo da UniSecal lança documentário sobre a II Guerra Mundial amanhã (21)
(Divulgação/UniSecal)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Nesta sexta-feira, 21 de dezembro, o coordenador e professor do curso de Jornalismo da UniSecal, Helton Costa lançará o documentário ‘V de Vitória’, que tem como objetivo resgatar a história dos pracinhas brasileiros que estiveram na II Guerra Mundial. Além do docente, participaram da produção da obra o jornalista Diego Antonelli e a pesquisadora Andressa Beló Costa. O longa-metragem será lançado na página oficial do projeto (https://www.facebook.com/vdevitoriabr/), no Facebook.

Dividido em quatro episódios para a rede social (são três na versão de cinema), o documentário foi gravado no Brasil (Campo Grande – MS; Curitiba – PR; Dourados – MS; e Londrina – PR) e na Itália (Gaggio Montano e Montese), e, conta a história dos pracinhas brasileiros que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na luta contra o nazifascismo.

Segundo o diretor do documentário, Costa, o diferencial da obra é que os pracinhas falam diretamente para o público. “O longa parte daquela ideia de um documentário raiz, no qual você não fica montando cenário, mas, sim, vai na casa da pessoa, liga a câmera e a deixa conversar com quem está assistindo”, relata.

Além disso, Antonelli comenta sobre a relevância do documentário, pois, acredita “que esse será o último registro dos pracinhas (do longa) falando sobre a II Guerra, pelo menos nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná”. A obra, além dos relatos dos ex-soldados, também traz explicações de pesquisadores sobre o acontecimento. “Então, além de você humanizar a história, tem a questão didática”, diz o coprodutor.

Importância do tema

Levando um ano e meio para ser finalizado e contando com o relato de 15 pessoas, entre pracinhas e pesquisadores, Antonelli ressalta a importância do papel histórico da obra. “É você manter viva a memória, passando de geração em geração. As pessoas que não conhecem a História, não conhecem a sua realidade e terão o risco de cometer os mesmos erros do passado. Então, a partir do momento que você dissemina o conhecimento, a chance de isso acontecer é menor”, aponta o jornalista.

Já para o professor da UniSecal, também é papel do Jornalismo combater todo o tipo de totalitarismo. “É função de o jornalista, lembrar desses fatos, do autoritarismo, seja de esquerda ou de direita, antigo ou atual, para que realmente não volte a acontecer”, explica Costa.

Além do lançamento na página do ‘V de Vitória’, que também conta com mais de 2,5 mil fotos publicadas sobre a Segunda Guerra Mundial e quase 14 mil curtidas, os produtores visam reproduzir a obra no Museu do Expedicionário e na Cinemateca, em Curitiba, e também na plataforma do YouTube. Os jornalistas ainda buscam manter viva a história dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial por meio do site Jornalismo de Guerra (https://jornalismodeguerra.wordpress.com/).

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia