Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Produtores rurais de PG têm até 30 de setembro para declarar o ITR 2025

Prefeitura alerta para que produtores não deixem a inserção dos documentos na Receita Federal para a última hora

Produtores rurais de PG têm até 30 de setembro para declarar o ITR 2025
(Foto: Reprodução/internet)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e em parceria com a Receita Federal, reforça informações sobre a entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) 2025: o prazo final é 30 de setembro. O tributo é obrigatório para todos os proprietários de imóveis rurais, independentemente do tamanho da área.

Além de servir para o cálculo do imposto, o ITR possui valor documental importante em operações como compra e venda de propriedades e apuração de ganhos de capital. A edição de 2025 traz novidades no preenchimento, especialmente para produtores que adquiriram imóveis recentemente, exigindo atenção redobrada.

"O ITR não é apenas uma obrigação tributária. Ele é um instrumento de regularização patrimonial que pode impactar diretamente a negociação de terras e o acesso a crédito rural. Nosso alerta é para que os produtores não deixem para a última hora e realizem a declaração com atenção, utilizando corretamente as informações sobre uso do solo e áreas ambientais", alerta o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Como funciona

A DITR deve ser elaborada por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR (PGD ITR 2025), disponível no site da Receita Federal. O produtor precisa informar dados detalhados sobre:

- Área total do imóvel;
- Uso e ocupação do solo;
- Áreas ambientais de preservação permanente, reserva legal ou inutilizáveis (isentas de tributação);
- Valor da Terra Nua (VTN) do município, conforme tabela oficial.

Após o preenchimento, a declaração deve ser transmitida via internet, pelo próprio programa ou pelo Receitanet. O não envio no prazo implica multa mínima de R$ 50,00 ou 1% ao mês-calendário sobre o valor do imposto devido.

A Prefeitura lembra que o cruzamento de informações pela Receita Federal está cada vez mais rigoroso, utilizando bases de dados como a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), Pessoa Jurídica (DIPJ), registros bancários e patrimoniais. Por isso, é fundamental declarar corretamente para evitar inconsistências e futuras autuações.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia