Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Procon notifica estabelecimentos que não possuem cardápio em braille

Fiscalização do Procon notificou mais de 72% dos estabelecimentos visitados.

Procon notifica estabelecimentos que não possuem cardápio em braille
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - A Coordenadoria Geral de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON Ponta Grossa), órgão vinculado à Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), concluiu, na última semana, a fiscalização da disponibilidade de cardápios em braille em quarenta estabelecimentos comerciais alimentícios da cidade. Vinte e nove empresas, ou seja, mais de 72% dos locais visitados, foram notificadas devido ao descumprimento da legislação municipal que prevê a existência de cardápios em braille e a exposição de material informativo sobre a lei.

De acordo com a coordenadora geral do Procon Ponta Grossa, Patrícia Rocha, além das notificações decorrentes da ausência do cardápio foram lavrados dois termos de ajuste e quatro termos de visita. “Os termos de ajuste são feitos quando o comerciante tem o cardápio, mas alguma situação não foi observada como, por exemplo, a falta de material informativo. Nesse caso, o responsável pelo estabelecimento se compromete a realizar as correções necessárias para entrar em concordância com a lei. Já os termos de visita são feitos nos locais visitados pela primeira vez pelos nossos fiscais, que repassam todas as informações necessárias para o cumprimento da legislação”, explica. “Nas situações onde é verificada a falta do cardápio, o comércio recebe, primeiramente, uma advertência por escrito. Na sequência, pode ser aplicada multa, que varia entre duzentos e três milhões de reais, e até mesmo a suspensão do alvará de funcionamento”, completa Patrícia.

O que diz a lei

De acordo com a Lei Municipal 12.767/17, “os estabelecimentos alimentícios do Município de Ponta Grossa, tais como bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e similares” devem disponibilizar aos clientes com deficiência visual ao menos um cardápio em braille. Além disso, o estabelecimento deve ter fixado, em local de fácil visualização, um material informativo com os dizeres “ESTE ESTABELECIMENTO POSSUI CARDÁPIO EM BRAILLE" e a numeração da referida lei. Caso seja verificado o descumprimento da norma pelos fiscais do Procon, a empresa recebe uma advertência por escrito, seguida de multa e até mesmo a cassação do alvará de funcionamento nas situações de reincidência.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia