Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Primeira capacitação em genética do Funpinus aconteceu em Ponta Grossa

Melhoramento genético para produção de madeira sólida e resina é tema de treinamento para técnicos de empresas do PCMP

Primeira capacitação em genética do Funpinus aconteceu em Ponta Grossa
Publicidade
O Fundo Cooperativo para Melhoramento de Pinus – Funpinus, realizou sua primeira capacitação durante o mês de setembro. Em pauta, o melhoramento genético para produção de madeira sólida e resina, dentro dos objetivos do Projeto Cooperativo de Melhoramento de Pinus (PCMP). Engenheiros florestais de empresas associadas ao Fundo participaram do treinamento técnico ministrado pela pesquisadora Ananda Aguiar, da Embrapa Florestas, e o consultor Jarbas Shimizu. O evento aconteceu na Fazenda da Embrapa, em Ponta Grossa/PR, e teve apoio da empresa Águia Florestal.

Vinicius Gontijo Rodrigues Roque, Coordenador de Pesquisa e Viveiros Florestais do Grupo Resinas Brasil, avalia que o treinamento "foi uma ótima oportunidade para definirmos como serão realizadas as avaliações fenotípicas para produção de resina e madeira. Tivemos apresentações sobre estratégias de melhoramento clássico e parâmetros genéticos e, em campo, os pesquisadores conseguiram ilustrar as situações de forma bastante prática gerando um ótimo entendimento por parte das equipes de avaliação das empresas associadas".

Já o engenheiro florestal Sandro Renato Fleith, Chefe de T&D da FRP Florestal, afirma que "programas como estes são de extrema importância, visto que a ampla dispersão da cultura certamente permite que melhores alternativas já adaptadas e com potencial de melhoria sejam escolhidas e propagadas, agregando características especificas e desejadas para os diferentes usos possíveis".

O objetivo do PCMP é concentrar esforços para viabilizar o desenvolvimento de materiais genéticos melhorados de pínus, incluindo híbridos específicos para atendimento às crescentes demandas por matéria-prima de alta qualidade e maior eficiência produtiva.

Segundo a pesquisadora Ananda Aguiar, "o foco do treinamento foi o desenvolvimento de sementes e clones de pinus geneticamente melhorados, fundamentado em uma base genética mais ampla possível que assegure o potencial de melhoramento genético por várias gerações".

A criação do PCMP partiu de uma iniciativa da Embrapa Florestas, da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e de várias empresas de base florestal. Até o momento, dez empresas fazem parte do Projeto: Águia Florestal Indústria de Madeiras Ltda., Amata Brasil, Agroflorestal Campo Alto S/A, Florestal Gateados, Florestal Rio Marombas Ltda., Pinara Reflorestamento e Administração Ltda., Reflorestadora Sincol Ltda., Remasa Reflorestadora S/A, Resinas Brasil, Senges Florestadora e Agrícola Ltda. (Painel Florestal)

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Primeira capacitação em genética do Funpinus aconteceu em Ponta Grossa | Correio dos Campos