Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Prevenção contra incêndios deve ser realizada por profissional capacitado

Prevenção contra incêndios deve ser realizada por profissional capacitado
Instalações precisam ser feitas por profissionais especializados (Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Incêndios de grandes proporções têm chamado a atenção do Brasil e do mundo por conta da perda de vidas humanas e do patrimônio histórico, a exemplo dos casos do Ninho do Urubu (Flamengo), no Rio de Janeiro, no início do ano; do Museu Nacional, também no Rio, em 2018 e; neste mês, da Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França. Por conta disso, a Messias & Breda, especializada em sistema de combate a incêndios, alerta que a instalação de mecanismos adequados para combater incêndios é essencial para salvar vidas e preservar o patrimônio de empresas e residências.

Além de uma medida de proteção, a instalação dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio é prevista pela lei federal 13.425. Portanto, estabelecimentos, edificações e áreas de eventos que não obedecem às normas estão sujeitas a sanções que vão desde advertência e multa até interdição.

O sócio proprietário da Messias & Breda, Maicon Breda, explica que os sistemas devem atender a determinações específicas de cada local. “O sistema que será instalado vai depender do tamanho da edificação, para qual fim o espaço será usado e a quantidade de público que o local comporta. Poderão ser colocados desde alguns extintores até sistemas automáticos em empresas de grande porte, como hidrantes e sprinklers, que são chuveiros automáticos para combater as chamas”, esclarece.

Breda também destaca que além dos equipamentos, outras instalações são necessárias para que, em caso de incêndio, o sistema funcione corretamente. “Os empresários também devem se preocupar com as rotas de fuga, iluminação de emergência e placas indicativas”.

O projeto de prevenção contra incêndio deve ser desenvolvido por um profissional capacitado e posteriormente aprovado pelo Corpo de Bombeiros. “Não é somente atender a uma lei, é pensar na segurança dos funcionários, clientes e da vizinhança do local”, comenta Breda.

Outros sistemas que também ajudam a identificar um incêndio são os detectores de fumaça e calor. Eles aumentam a chance de se combater o fogo no início, o que, consequentemente, evita grandes prejuízos para as empresas.

Compartilhe:

Leia também

Homem morre após ser atropelado por diversos veículos em ponto sem iluminação de trecho urbano da BR-376 no PR, diz PRFAcidente aconteceu de noite de ainda deixou motociclista com ferimentos graves. Polícia está investigando o caso e tentando identificar todos os veículos envolvidos. g1 questionou concessionária CCR PRVias se há melhorias previstas no trecho e aguarda resposta.
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia