Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Presépio artesanal é montado em paróquia franciscana de PG

Presépio artesanal é montado em paróquia franciscana de PG
Publicidade
COM ASSESSORIAS - É tradição entre os católicos montar um presépio em casa. Gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, o presépio é armado em empresas, em espaços públicos e nas igrejas, geralmente, no primeiro domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que se celebra a Solenidade da Epifania do Senhor. O termo vem do latim 'praesaepe', que significa estrebaria ou curral. "A presença do Menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança" resume os escritos cristãos.

São Francisco de Assis criou o presépio, em 1223. Foi ele quem montou o cenário da chegada de Jesus em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus. No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.

Em uma concepção bem franciscana – rústica - cerca de 14 pessoas ligadas à Paróquia São Pedro Apóstolo, do Bairro Sabará, em Ponta Grossa, fabricaram, utilizando juta, fitas, feno, flores secas, palito de barbante, bolas natalinas, louça, caixa de presente e madeira, as peças do presépio da igreja este ano. Muita coisa feita à mão. Das peças já prontas, só a Sagrada Família, um anjo e os três reis. "Fizemos em madeira um burrinho, uma corsa e três ovelhas. Fizemos dois pinheiros de palets, as estrelas com palito de barbante, as cestas, as rodas de carroça, que, inclusive, foi feita à mão também", conta a secretária Sibele Leguenza, lembrando que o cenário foi pensando nos mínimos detalhes, com cerca e galinheiro.

O grupo, formado por seis casais de ministros e outros agentes pastorais, se reuniu aos domingos e segundas-feiras para preparar as peças e planejar o presépio. Ele está montado entre o presbitério e as laterais da igreja e pode ser visto, diariamente, até o dia 6 de janeiro.

Significado

Os animais

Representam a natureza a serviço do homem e de Deus. No nascimento de Jesus forneceram calor ao local e simbolizam a simplicidade do local onde Jesus quis nascer.

Pastores

Depois de Maria e José, os pastores foram os primeiros a saberem do nascimento do Salvador. Os pastores também simbolizam a humildade, pois naquele tempo a profissão de pastor era uma das menos reconhecidas.

O anjo

Representa o céu que celebra o nascimento de Jesus. É o mensageiro de Deus, comunicador da Boa Notícia. O anjo do presépio, normalmente, segura uma faixa com a frase 'Gloria in excelsis Deo', que significa: Glória a Deus nas alturas.

Estrela

Simboliza a luz de Deus que guia ao encontro do Salvador e orientou os Reis Magos onde estava Jesus. É a indicação do caminho que se deve percorrer para encontrar o Menino Jesus.

Reis Magos

Belchior, Gaspar e Baltazar eram homens da ciência. Conheciam astronomia, medicina e matemática. Eles representam a ciência que vai até o Salvador e o reconhece como Deus. Segundo São João Paulo II, "a verdadeira ciência nos leva à fé", pois nos revela a grandeza da criação.

Ouro, incenso e mirra

São os presentes que os magos oferecem ao Menino Jesus. O ouro significa a realeza; era um presente dado aos reis. O incenso significa a divindade, um presente dado aos sacerdotes. Sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. Dando este presente a Jesus, os magos reconhecem que o Menino é divino. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade. É um presente profético: anuncia que Jesus vai sofrer, mas também que seu reinado será eterno.

São José

É o pai adotivo de Jesus, o homem que o assumiu como filho, que lhe deu um nome, um lar, que ensinou a Jesus uma profissão: a de carpinteiro. São José deu ao Menino Jesus a experiência de ser filho de um pai terreno.

Maria

É a Mãe do Menino Jesus, a escolhida para ser a mãe do Salvador. É aquela que disse 'sim' à vontade de Deus, e por ela a humanidade recebeu Jesus.

Menino Jesus

É o Filho de Deus que Se fez homem, para dar sua vida pela humanidade. "Sendo ele de condição divina, não Se prevaleceu de Sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-Se aos homens" (Filipenses 2, 6-7).

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia