Ir para o conteúdo

Cidades/Ponta Grossa

Prefeitura realiza Banho Solidário para pessoas em situação de rua

Ação vai acontecer no estacionamento dos fundos da FASPG, atrás do Shopping Palladium

··1 min de leitura

Compartilhe

(Foto: Divulgação/PMPG)
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Ponta Grossa realiza neste sábado (24), das 8h às 11h, o projeto "Banho Solidário", por meio da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG). A iniciativa acontecerá semanalmente no estacionamento aos fundos do antigo prédio do Hospital 26 de Outubro.

O Banho Solidário oferece para pessoas em situação de rua uma estrutura para o banho, roupa limpa, um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e, para os homens, aparelho de barbear e toalha de banho. Além disso, um lanche será oferecido para os usuários do serviço.

De acordo com a presidente da FASPG, Tatyana Belo, a ação contará com uma equipe multidisciplinar com assistente social, psicóloga e educadores, possibilitando intervenções e encaminhamentos necessários.

"Considerando a dinâmica da população em situação de rua, que pode variar de 80 a 100 casos diários, incluindo pessoas itinerantes, a necessidade de ações pontuais se faz presente. É nesse contexto que o 'Banho Solidário' oferece suporte para este público nos finais de semana, quando enfrentam maiores dificuldades para garantir sua higiene pessoal", diz Tatyana.

Durante a semana, o atendimento às Pessoas em Situação de Rua em Ponta Grossa é concentrado no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Nos finais de semana são oferecidos, pela Prefeitura, serviços de abordagem, acolhimento institucional e albergue noturno.

A ação do Banho Solidário contará com a presença de parceiros como a Agência do Trabalhador, Superintendência de Habitação e Fundação Municipal de Saúde.