Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Prefeitura leva atendimentos de saúde para a população em situação de rua

Programa Consultório na Rua, realizado de forma permanente desde o fim do ano passado, já realizou mais de mil ações só em 2025

Prefeitura leva atendimentos de saúde para a população em situação de rua
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Em apenas dois meses, a equipe do programa Consultório na Rua, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), já realizou mais de mil ações em espaços públicos e de forma integrada aos serviços oferecidos nas Unidades de Saúde, Urgência e Emergência e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Ponta Grossa. Entre as ações realizadas pela Prefeitura de Ponta Grossa com a população em situação de rua também estão o encaminhamento para os serviços de assistência social para confecção de documentos, além de alimentação e higiene.

"Já obtivemos muitos resultados positivos quando o programa era realizado de forma pontual, e agora, de forma permanente, contamos com uma equipe capacitada e com perfil profissional para oferecer um atendimento humanizado a essas pessoas. Acredito que é principalmente através disso que conseguimos proporcionar e melhorar o acesso à saúde", explica Patrícia Valenga, coordenadora do 'Consultório na Rua' em Ponta Grossa.

O programa é composto por uma equipe multiprofissional, com psicóloga, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e residente de odontologia. O principal objetivo do programa é ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, já que essa população se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Entre as atividades diárias do programa estão a busca ativa e o acompanhamento da população de rua em praças e ambientes públicos, onde os profissionais do 'Consultório na Rua' realizam um atendimento individualizado, oferecendo escuta qualificada, testes rápidos, coleta de exames, tratamento de feridas e curativos, avaliação odontológica, encaminhamentos e acompanhamento aos serviços da rede, dentre outras ações.

"Além de fazer o encaminhamento aos serviços de saúde, procuramos sempre realizar uma abordagem cuidadosa e mostrar toda a rede de apoio à disposição para que a pessoa possa buscar uma condição de saúde e qualidade de vida mais digna", explica Cristina de Paula, enfermeira da equipe.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia