Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Prefeitura lança Sistema de Informações do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa

Constam no site informações sobre o patrimônio material e imaterial do município

Prefeitura lança Sistema de Informações do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Uma pesquisa que era complicada e cansativa agora está a um clique da população graças ao Sistema de Informações do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa. A iniciativa é pioneira no Brasil. É o primeiro município que tem um sistema unificado de Informações.

Depois de meses de um intenso trabalho de pesquisa e catalogação ficou pronto o "PatrimônioPG". O Site, que já está no ar, traz um catalogo completo de informações e imagens do Patrimônio material (imóveis tombados, inventariados e obras de arte) e imaterial (festas, costumes, tradições) de Ponta Grossa.

Por mensagem de vídeo, o prefeito Marcelo Rangel, que está em viagem, elogiou o trabalho da equipe e reforçou a importância de preservar e valorizar a história e as tradições de Ponta Grossa. Durante a cerimônia de lançamento a vice-prefeita Professora Elizabeth Schmidt destacou a importância do sistema em várias áreas, principalmente educacional, social e cultural.

O presidente da Fundação de Cultura, Fernando Durante, reafirma a preocupação com a valorização do rico patrimônio cultural de Ponta Grossa, seja material ou imaterial. "A cidade cresce, mas temos que ter um olhar sério para o passado e nossa história", completa.

O idealizador do projeto e diretor de Patrimônio da Fundação de Cultura, Alberto Portugal, conta que foi um trabalho de fôlego e as atualizações devem ser constantes. "As pessoas ainda podem sugerir. Esse é um trabalho em equipe", acrescenta.

O que tem no site?

São cerca de 800 páginas. Destaque para a história da relação de Ponta Grossa com a cerveja, do prato Típico "Alcatra no espeto", além de informações sobre prédios icônicos da cidade.

Atualmente são 60 imóveis tombados. Mais de 30 inventariados e centenas de obras de arte no acervo, além dos inúmeros costumes e tradições de Ponta Grossa. As informações podem ser acessadas no endereço www.patrimoniopg.com.

Acesso fácil

Em breve ainda será possível acessar as informações com a leitura de QR code. Os códigos estarão afixados em lugares da cidade que remetem ao patrimônio. "A ideia é despertar o interesse das pessoas enquanto caminham pela cidade", finaliza o Diretor de Patrimônio.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia