Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Prefeitura e Ministério Público premiam crianças em ação contra o trabalho infantil

Por meio do Prêmio MPT na Escola, professores e alunos desenvolveram estudos sobre o trabalho infantil e como evitá-lo

Prefeitura e Ministério Público premiam crianças em ação contra o trabalho infantil
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Os alunos participantes da edição 2022 do Prêmio MPT na Escola – A Escola Contra o Trabalho Infantil – foram premiados nesta quarta (28) pela Prefeitura de Ponta Grossa e pelo Ministério Público do Trabalho, parceiros na organização do programa. A cerimônia, realizada no Cine-Teatro Ópera, em Ponta Grossa, foi em agradecimento a todos os professores participantes e também para reconhecer os melhores trabalhos realizados pelas crianças.

Neste ano, todas as 87 escolas municipais participaram do Projeto MPT na Escola, desenvolvendo o tema com as turmas do 4º e 5º anos. Destas, 27 escolas concorreram à premiação final, nas categorias conto, poesia e desenho,produzidos após a abordagem da temática do trabalho infantil e sobre como ele afeta a sociedade e, principalmente, a vida das crianças. Os autores das melhores produções receberam medalhas, troféus e certificados. Todas as escolas participantes também foram certificadas.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a produção das crianças e a reflexão em torno do tema, conduzido pelos professores. “O assunto foi proposto, debatido, refletido, e tiveram produções específicas sobre este assunto. E o interessante é que a conscientização dos adultos aconteça a partir das crianças. Porque o que eu tenho visto de crianças ensinando os adultos a não jogar um papel no chão, ou a não avançar o sinal vermelho, porque elas conseguem fazer isso. É por isso que tenho um orgulho danado de dizer que a nossa é uma escola pública que ensina e que humaniza. Estamos fazendo um trabalho magnífico. Nossas crianças são reais, são visíveis e trabalhamos muito para que elas tenham uma infância rica”, discursou a prefeita.

Segundo a professora Simone Pereira Neves, secretária de Educação, os trabalhos que as crianças e adolescentes devem exercer são os de aprender, imaginar e criar. “O projeto MPT na Escola tem se tornado a cada ano mais importante em nossas escolas. A cada ano que passa, nossos professores estão mais conectados com as ideias debatidas e com o combate ao trabalho infantil, buscando que as crianças compreendam o conceito e saibam que é no futuro, e não hoje, que todas elas terão seu trabalho. Não será um trabalho de subsistência, mas sim aquele que elas escolherem e desejarem”, observou a professora Simone.

Para a promotora Cibelle Costa de Farias, procuradora do Trabalho em Ponta Grossa e vice-coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), a realidade do trabalho da criança e do adolescente no Brasil é invisibilizada. “E isso é curioso, porque temos praticamente dois milhões de crianças e adolescentes em condições de trabalho proibido ou ilícito e, desse contingente, mais de 700 mil estão vinculados às piores formas de trabalho infantil que estão listadas na lista TIP”, destaca a promotora. Ela considera que em casa e na escola é onde essa realidade pode mudar. “São momentos como esse do MPT na Escola que a gente vê que realmente a educação, o conhecimento, sedimentados numa grande ação dos pais, dos professores, do poder público de Ponta Grossa e do Ministério Público do Trabalho, é isso o que realmente pode mudar essa realidade”, acredita a procuradora.

Premiados

Categoria Conto

1º lugar

Escola Municipal Agenoridas Stadler

Aluno: Enzo Schneider de Almeida (4º ano)

Título: O sonho de Yuri

2º lugar

Escola Municipal Felício Francisquiny

Aluna: Maria Clara Russi Swiatowski (4º ano)

Título: A pequena Alicia

3º lugar

Escola Municipal Dr. Carlos Ribeiro de Macedo

Aluna: Nauany Gabrielly Santos (5º ano)

Categoria Poesia

1º lugar

Escola Municipal Professor Égdar Zanoni

Aluno: Guilherme Vitkoski (5º ano)

Título: Trabalhar, só no faz de conta

2º lugar

Escola Municipal Dr Carlos Ribeiro de Macedo

Aluna: Kamily dos Anjos (4º ano)

Título: O direito à infância

3º lugar

Escola Municipal Professora Idália Góes

Aluna: Thayna Kauane Neves (5º ano)

Título: Trabalho Infantil

Categoria Desenho

1º lugar

Escola Municipal Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães

Aluna: Sophia Maria Xavier (5º ano)

Título: Trabalho Infantil

2º lugar

Escola Municipal Zilá Bernadete Bach

Aluna: Fernanda Ferreira (4º ano)

Título: Criança, vem brincar!

3º lugar

Escola Municipal Plácido Cardon

Aluna: Luiza Hasselmann Gomes Pereira (4º ano)

Título: Criança não trabalha

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia