Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Prefeitura decreta projeto que visa fortalecer o setor industrial

Prefeitura decreta projeto que visa fortalecer o setor industrial
Publicidade

O prefeito Marcelo Rangel decretou hoje (18) uma importante decisão para o desenvolvimento industrial de Ponta Grossa. A partir de agora, os terrenos que foram cedidos a empresas no Distrito Industrial poderão ser vendidos para as mesmas, desde que se encaixem em alguns critérios regulamentados pela legislação.
Essa ação traz benefícios para ambas as partes. O Município terá aumento de arrecadação, já que venderá terrenos que já estão sendo utilizados pela iniciativa privada através do pacote de incentivos a novos investidores. Já as empresas, ao comprarem a área que hoje está apenas cedida, terão garantias, como, por exemplo, utilizar o imóvel como contrapartida para angariar recursos em bancos.
Isso reflete diretamente no desenvolvimento industrial da cidade, já que o decreto traz determinações específicas como a obrigatoriedade de o local ser utilizado apenas para atividades industriais. Para Rangel, isso significa segurança para o fortalecimento do setor. “Essa lei é aguardada há dezenas de anos. Ela vem para garantir a permanência do setor produtivo, que recentemente passou por uma ascensão em Ponta Grossa”, analisa o prefeito.
Na legislação também contém a obrigatoriedade de investir parte do montante em benefícios diretos para a população. Do valor da aquisição do imóvel, 20% deverão ser destinados a programas de responsabilidade da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, como o Aeroporto Sant’ana, ações voltadas aos Microempreendedores Individuais e qualificação profissional.
O secretário da pasta, Paulo Henrique Carbonar, destaca também a geração de impostos como arrecadação permanente e, principalmente, a criação de novas vagas de emprego. “A atração de indústrias trouxe quase quatro mil empregos diretos. Considerando que cada vaga cria no mínimo outros 4 empregos indiretos, foram cerca de 16 mil novas vagas. E se o setor continuar fortalecido, esses números tendem a crescer”, aponta Carbonar.


Entenda o decreto
Poderão comprar terrenos cedidos pela Prefeitura as indústrias que estão instaladas há mais de 10 anos no espaço, e que se comprometam a não alterar a característica de atividade industrial. Segundo o secretário Carbonar, hoje aproximadamente 40 indústrias estão aptas a solicitar a compra.
O valor do imóvel será avaliado considerando apenas o terreno, sem incluir a edificação construída pelo empreendimento. Todos os processos serão analisados pela Comissão de Desenvolvimento Industrial (Codesi) e também deverão ser aprovados pela Câmara de Vereadores.

Aumento de arrecadação
Desde o início de 2017, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa vem trabalhando em medidas para aumentar a arrecadação do município sem pesar no bolso do contribuinte. Com a cobrança mais eficiente de valores devidos ao município, a Procuradoria Geral do Município já garantiu a arrecadação de R$ 86 milhões nos quatro primeiros meses desse ano, R$ 10 milhões a mais que o mesmo período em 2016.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam novo pacote de obras para vilas de PGInvestimentos incluem a construção de uma nova UBS no Rio Verde, novos campos de society no Conjunto América e na Vila Romana. Já na Vila Cristina, serão construídos uma quadra de esportes e uma nova Associação de Moradores
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia