Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

Prefeitura de PG conquista Nota A do Tesouro Nacional pelo 5º ano consecutivo

Resultado confirma gestão eficiente e responsável dos recursos públicos; certificação de excelência junto ao Tesouro é obtida de forma consecutiva desde 2021

Prefeitura de PG conquista Nota A do Tesouro Nacional pelo 5º ano consecutivo
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa recebeu, pelo quinto ano consecutivo, a classificação 'Nota A' na análise da Capacidade de Pagamento (Capag), realizada pelo Tesouro Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (23) e consolida uma sequência inédita de avaliações máximas, considerando o período entre 2021 e 2025 — conquista jamais obtida na história da cidade.

Resultado de uma gestão eficiente e responsável dos recursos públicos, a nota obtida por Ponta Grossa representa o nível mais elevado dentro da metodologia de avaliação, que leva em conta três principais indicadores: liquidez, poupança corrente e nível de endividamento. O levantamento utiliza dados públicos sobre a saúde financeira e também considera o ranking de qualidade fiscal de Estados e Municípios.

"Somos penta! É gratificante iniciar este novo momento da gestão mantendo esta classificação de excelência. É um reconhecimento ao planejamento orçamentário, à responsabilidade com o dinheiro público e aos investimentos feitos de maneira legal e correta. Esse resultado nos permite atrair investimentos inéditos para a cidade. Ainda temos muito a conquistar", celebrou a prefeita Elizabeth Schmidt.

Além da Capacidade de Pagamento, a avaliação divulgada nesta semana aponta que o Município de Ponta Grossa está em dia com suas obrigações legais, como o envio das cotas anuais e a aplicação mínima de recursos em áreas essenciais. Atualmente, a cidade investe 22,10% do orçamento em Saúde (o mínimo exigido é 15%) e 26,63% em Educação (acima do mínimo de 25%).

O secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, comparou a metodologia utilizada pelo Tesouro Nacional à análise de crédito realizada por instituições financeiras. "Nota A representa credibilidade fiscal. Muitos investimentos recentes, como o maior programa de pavimentação da história da cidade e a construção da UPA Uvaranas, só foram possíveis graças a esse índice. Sem ele, não seria viável obter financiamentos com condições vantajosas", explicou.

O que é?

A classificação Capag é um instrumento do Tesouro Nacional que analisa a saúde fiscal de Estados e Municípios, refletindo sua capacidade de honrar compromissos financeiros. Somente gestões, municípios e estados com 'Nota A' são autorizados a contratar empréstimos com garantia da União. Desde 2021, de forma consecutiva, Ponta Grossa é avalizada como sinal de responsabilidade e cuidado com os recursos públicos.

Galeria de Imagens:

Leia também

Doutores Palhaços apresentam espetáculo de final de ano no dia 16 de novembroTeatro Marista recebe a peça "Tiburcia no País das Maravilhas", com sessão acessível em Libras
Publicidade

Mais Lidas

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Prefeitura de PG conquista Nota A do Tesouro Nacional pelo 5º ano consecutivo | Correio dos Campos